EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PALAVRA FIANDEIRA 16


PALAVRA FIANDEIRA
REVISTA DE LITERATURA 
ANO 1- Nº 16 - 19 FEVEREIRO 2010 
               "Venho de um lugar onde o único impossível
                          é deixar de sonhar." 


NESTA EDIÇÃO:
 O ROSTO FEMININO
NA ARTE DE MARIA GARCIA


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


ENTREVISTA MARIA GARCIA - COLÔMBIA
Responsável: MARCIANO VASQUES
 

1. Quem é Maria Garcia?

Sou uma jovem colombiana apaixonada pela arte em todas as suas formas de expressão. Encanta-me pintar, o faço todo o tempo, é minha paixão. Estudei design de modas e trabalhei algum tempo nisto, porém hoje em dia estou totalmente dedicada ao desenho. Trabalho no qual posso desenvolver todos os meus sentidos, me sinto viva, especial e completa.
Nasci em Sincelejo, Colombia, há 27 anos. Mãe, esposa e artista. Vivo minha vida plenamente enamorada e apaixonada pelo meu trabalho.

2. Fale-nos da oficina de arte que realizou em Dezembro. Como foi esse trabalho?

Tenho uma pequena oficina de arte em uma das zonas mais divertidas de Bogotá, chamada "A Zona Rosa". Perto de bares, lojas de moda, Shopping Centers e restaurantes. E neste lugar convido aos meus amigos para pintarem e mostrarem suas obras; Em determinadas datas abro as portas de meu estúdio para que as pessoas comprem alguns dos artesanatos que faço.
Em Dezembro foi um sucesso, já que vendemos toda a produção muito antes do esperado.

3. De um modo geral, em sua pintura sobressai o rosto feminino. Suas mulheres são loiras, morenas, ruivas. Qual a origem dessa predileção pelo rosto feminino em sua arte?

Pinto mulheres contemporâneas em diversos papéis da vida. A silhueta feminina é encantadora, belíssima. Inspiro-me nas mulheres que vejo na rua, as mulheres comuns, mulheres bonitas, com estilo, plenas de glamour. E ponho na tela não apenas uma imagem, mas sim um sentimento, uma emoção, histórias de mulheres que desejam, sonham, pensam e sobretudo, que amam e se amam. Cada uma de minhas obras é uma mulher especial, tem seu encanto, vive em um ambiente especial, pleno de vida e alegria. Desfrutando o dia a dia e vivendo a vida intensamente.


4. Já pensou em ilustrar livros infantis?

Adoro a literatura infantil. Tenho dois filhos: Lucas del Sol (6 anos) e Mar (1 ano), todas as noites lemos contos infantis e de vez em quando inventamos histórias, plenas de alegria e fazemos ilustrações dos personagens que criamos. é muito divertido e me encantaria ilustrar livros infantis e dar vida a esses formosos personagens que enchem a imaginação das crianças.
5. Conte-nos como anda a produção de Livros de Literatura Infantil na Colômbia.

Em Colômbia há uma grande presença da literatura infantil. Em Bogotá temos a Feira Internacional do Livro, onde encontramos um pavilhão dedicado especialmente aos livros infantis. Eu cresci lendo as histórias de Rafael Pombo, um reconhecido escritor e poeta colombiano e suas inesquecíveis obras "Simón El Bobito", "Rin Rin Renacuajo " e "La Pobre Viejecita".

6. Decoração, arte, moda...Você transita por várias vertentes da produção artística. Tem alguma preferência em seu trabalho?

Em geral gosto de todas as formas de expressão da arte. Neste momento de minha vida estou dedicada à criação de peças de arte, sinto-me totalmente realizada traduzindo na tela ou em artigos decorativos meus sentimentos e emoções.



7. Porta - joias, porta vasos, caixas de madeira, tampas de embalagem de queijos. Seus objetos artísticos decorativos demonstram um zelo, um esmero, um carinho para com a produção. Qual tem sido a receptividade do publico para com esse seu trabalho?


Cada um dos artigos que elaboro é feito com um especial amor e cuidado, num processo de seleção de materiais e cores, isso se vê refletido no produto final. Às pessoas se encantam com o que faço e querem ter minhas obras.

8. Acrílico, óleo sobre tela, técnica mista, seus quadros, todos de rostos de mulheres, a maioria não têm nome, salvo ( exceto) alguns, como Morena PInk, Madame Blue... Por que não nomeia os seus quadros?


Cada um dos quadros tem um nome. Alguns se encontram no site www.mariagarcia.in, ou em http://mariagarciain.artelista.com/, onde se podem ver as obras e suas características específicas.


9. Em que momento e em quais circunstâncias você descobriu na pintura um canal de expressão no qual poderia expor os seus sentimentos?


Desde muito pequena encontrei na pintura a forma mais fácil para me expressar, é algo inato, flui do mais profundo do meu ser. Lembro que meus pais e familiares ficavam surpresos ao verem os desenhos que fazia e por isso decidiram ensinar-me sempre a arte.
Passei muitas horas de minha vida diante de um papel realizando meus desenhos e esboços , desenhando minhas emoções. O desfrute é um prazer para que eu possa recrear meus pensamentos e dar movimento ao que sinto.

10. Você é graduada como designer de moda. É também uma estilista? Participa de alguma forma do movimento de moda em seu país?
Sou design de modas, e até algum tempo estive plenamente neste campo. Trabalhando na alta costura e desenhando peças de banho por vários anos. Atualmente desenho biquinis, maiôs, para minhas amigas.
11. Ao mostrar suas formosas mulheres em suas caixinhas de chá, em seus quadros, você mostra que sua arte é voltada para o público feminino. É verdade isso? Será possível que no futuro poderá ter motivos masculinos em sua arte?


Creio que sim, estou aberta a tudo. Pintei quadros sobre encomendas para crianças e adolescentes, donde desenho motivos masculinos, creio que tenho que praticar um pouco mais a silhueta do homem, quando o fizer mostrarei a vocês.


12. Seus produtos artísticos são feitos totalmente à mão? São todos artesanais?

São totalmente artesanais, cada um dos produtos passa por um processo de elaboração unica. Cuidando do ecossistema. Utilizamos materiais de primeira qualidade e cuidamos dos acabamentos de tal forma que cada uma das peças de arte seja realmente grandiosa.


13. Laura Restrego, Anabel Torres, Soledad Acosta, Piedadd Bonnett, Angela Bellerra são escritoras de Colômbia. Como anda a participação feminina na Literatura de Colômbia?

A Literatura Colombiana tem grandes representantes, como as mencionadas, e uma que muito admiro é Meira Delmar, uma grande poetisa Colombiana, que escreveu o amor. Sempre a partir do olhar feminino.

14. Além de Gabriel Garcia Márquez, conhecido mundialmente, qual outro grande expoente da literatura colombiana que você aprecia?


Especialmente admiro Garcia Márquez, porque me sinto totalmente identificada com o realismo mágico, sou oriunda de uma parte da Colômbia rodeada por um encanto sem igual, onde as histórias se transmitem de geração para geração, e onde tudo é possível. Venho de um lugar onde o único impossível é deixar de sonhar.
Como Garcia Márquez, sou da costa Colombiana, terra cheia de alegria, música e expressões folclóricas. Onde o povo é amoroso e cortez, onde as casas têm as portas abertas sinalizando que és bem-vindo.


15. Recentemente, o jornalista Evélio José Rosero Diago foi contemplado com menção honrosa no Prêmio Ibero - Americano da SM de Literatura Infantil e Juvenil. Que escritores de literatura infantil de Colômbia te gusta?
Gosto demais de Maria Villegas, parece-me que seus livros são muito divertidos e educativos. Têm um lindo desenho, pleno de cores vivas. Leio muito suas histórias com meus filhos.

16- Caperucita Roja (Chapeuzinho Vermelho) encanta as crianças no Brasil. Que influência exerce atualmente os clássicos da Literatura Infantil nas crianças de Colômbia?
Caperucita Roja/ Chapeuzinho Vermelho



Na Colômbia a literatura clássica infantil exerce um papel muito importante na educação das crianças, ainda seguimos lendo os contos e histórias com as quais nossos pais e avós cresceram, como Os Três Porquinhos, O Gato de Botas, A Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, entre tantos outros clássicos.


17. Deixe uma mensagem final aos leitores de PALAVRA FIANDEIRA.

Para todos os leitores de PALAVRA FIANDEIRA , um abraço muito grande daqui de Colômbia. Que sempre lutem por seus sonhos, que não haja nada impossível de conseguir e que trabalhando dia após dia, com paixão no que amamos, poderemos alcançar nossas metas.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

TRADUÇÃO DO ESPANHOL: MARCIANO VASQUES
 
Marciano Vasques é escritor e fundador de PALAVRA FIANDEIRA
Créditos das fotos: 
Maria garcia - Acervo da autora
Marciano Vasques - Acervo do autor
Meira Delmar- ferrolcolombia- com
Caperucita Roja/ Chapeuzinho Vermelho - http://casaazuldaliteraturainfantil.blogspot.com/
Obras de Maria Garcia -http://mariagarcia-arte.blogspot.com/

2 comentários:

  1. maravillosa entrevista y maravillosa entrevistada, felicitaciones a ambos por SER y ESTAR en arte... Rocío

    ResponderExcluir
  2. Ahora que se acerca la Semana de la mujer.Es un placer haberla conocido a través de esta entrevista.
    Enhorabuena, por estos dibujos y trabajos tan bien elaborados y gracias a Marciano Vasques, por darlos a conocer.
    un abrazo desde Valencia(España).Montserrat

    ResponderExcluir