EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

domingo, 9 de maio de 2010

PALAVRA FIANDEIRA 28



PALAVRA FIANDEIRA
REVISTA DE LITERATURA
ANO 1 - Nº 28 - 09/MAIO/2010

NESTA EDIÇÃO:
JOTA ENE

Sintra é uma vila portuguesa no distrito de Lisboa. 
A vila de Sintra é Patrimônio Mundial da UNESCO
FOTO DE JOTA ENE

JOTA ENE
LISBOA - PORTUGAL
"Custa-me conviver com pessoas que fazem da mentira o seu modo de vida"  
(JOTA ENE)


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

1. Quem é Jota Ene?

No Miradouro da Graça (Lisboa)


- Jota Ene basicamente considera-se uma pessoa simples, educada, afável e discreta... atributos fundamentais para ter sucesso na vida. Quanto aos meus defeitos, porque os tenho, deixo para as pessoas que convivem comigo diariamente ter a última palavra. Haverá um certamente que não me perdoo, sou assim e não sei como ultrapassar, a pessoa que me trai quer sentimentalmente, quer em termos de amizade, dificilmente dou ou darei uma segunda oportunidade.


2. O senhor é rigoroso e perfeccionista. Eis algo bom em nossa contemporaneidade, porém esse rigor, esse perfil meticuloso, organizado, é aplicado ao seu trabalho com a foto, ou seja, somente em sua produção artística, ou também na vida cotidiana? No caso, poderia nos citar alguns exemplos?

- Essencialmente no quotidiano da vida, sou extremamente perfeccionista e de grande rigor... direi que sou o meu maior crítico;
Contudo...
Sou melhor do que as pessoas pensam ... Pior do que elas imaginam ...
As criticas nao me abalam ... E os elogios não me iludem ...
Sou o que sou... E não o que falam ...
Vivo o presente ... Enfrento o futuro ... E recordo o passado!!!

3. Obviamente é uma apaixonado pela fotografia e bem o disse. Poderia, por gentileza, nos contar como surgiu essa paixão, em que circunstância de sua vida, em qual momento, com qual idade?

- Sim, sou um apaixonado pela fotografia, terei iniciado estas lides na década 70/80, primeiramente com fotos exclusivamente de familia, seguidamente com fotos de amigas e ex-namoradas que se prontificavam para posar na vertente do nú artístico, hoje fotografo de tudo um pouco, não há uma temática que se sobreponha. Entretanto, com o aparecimento das câmaras digitais fui evoluindo, tendo hoje um acervo de cerca de 7.000 fotos (ficheiros).


4. Como é o seu interesse em cachecóis? O senhor os coleciona? São as cores que o atraem? Afinal, a sua vida é de cores...


- Fundamentalmente, sou um colecionador por excelência. O interesse por cachecóis nasceu em 2008, tendo nesta altura cerca de 600 exemplares diferentes, referentes ao meu clube (time) de coração: o BENFICA, clube onde jogam actualmente dois jogadores da Seleção Brasileira que estarão presentes na Copa do Mundo da África do Sul (Luisão e Ramires).
Falando de cores... as cores não comandam a minha vida, mas tenho muita simpatia pelo preto.

5. Gosta de futebol. Poderia comentar ao leitor algo sobre a sua visão desse fenômeno que não tem classes sociais, pois é popular e agrada também aos poderosos...De onde viria a magia do futebol?

- Sim, adoro o futebol, é essencial como lazer e faz parte de toda a minha vida desde que me conheço, tanto como praticante, como espectador assíduo.

O MELHOR JOGADOR DO BENFICA
BENFICA é o clube do coração do JOTA ENE, um apaixonado por futebol. 
A divertida foto é de sua autoria.

6. Sou amigo do maior colecionar de gibis de "FANTASMA" - personagem de Lee Falk - , no mundo, e reparo que Jota Ene é também um bravo colecionar, que valoriza objetos, bilhetes, passagens, notas...De onde vem esse apreço por colecionar? Isso reflete um apego à memória, tão desvalorizada em nossa época?

- Sim, sou um colecionador nato, senão vejamos, a minha primeira coleção foi de "caricas (cápsulas) de refrigerantes e cervejas", teria eu 10 anos. A rivalidade com a minha irmã na busca das mesmas levou-nos a juntar mais de 1000! Até que um dia terminou. Penso que tudo tem um ciclo na vida.
...:::...
O porquê das coleções?... este é o meu ponto de vista: direi que a necessidade de colecionar objectos utilitários ou outros é contemporâneo e acompanham o homem primitivo desde sempre. Com o tempo essas coleções passam a ter significado, são regulamentadas, repetidas, aperfeiçoadas e revestidas de simbolismo que pode ser transferido a elementos palpáveis.
...:::...
O colecionismo ligou-se, desde o início, à idéia de posse que, por sua vez, gerou o conceito de propriedade. Possuir objetos tornou-se manifestação de poder. Assim, a coleção foi ultrapassando sua funcionalidade e tornando mais evidente seu lado simbólico.
...:::...
O patrimônio gerado por mim ao longo dos anos é constituído por bens passíveis de serem transmitidos ao herdeiro (filho) e, num sentido mais amplo, é tudo o que me cerca, que reivindico como meu.



7. Seus blogs são encantadores, e sua fotos enchem os olhos, tanto que algumas já foram divulgadas em CASA AZUL DA LITERATURA. Tem fotos publicadas em revistas?

- Sim, tenho registros em duas ou três publicações.
 

8. Tem fotos de lugares, como Sintra, considerada patrímônio mundial, detalhes de museus, conventos, candeeiro ( Baia de Cascais), bela foto, como todas, e divulgada em CASA AZUL DA LITERATURA. O que representam os lugares para Jota Ene? Nostagia? Felicidade?...

CANDEEIRO
Foto de Autoria de JOTA ENE 
publicada em CASA AZUL DA LITERATURA


- Fundamentalmente são lugares lindíssimos e dignos de serem visitados, quem sabe são lugares de pura nostalgia, mas essencialmente para passeios com a família.


9. A impressão é que seu trabalho com fotos é um hobbie, todavia o observador mais atento verifica logo a seguir, que, além do bom gosto e da qualidade, trata-se de um trabalho rigoroso que realiza. A ideia de captar o momento, fixá-lo na imagem da foto, tem alguma ressonância com a ideia de eternizar?


- É, a fotografia tem necessariamente de contar uma história, nem sempre isso acontece, tudo depende do "feeling" e "timing" certo.


10. Aprecia palíndromos e jogos linguísticos, as brincadeiras com o idioma, com a Língua, a arte com a palavra. Já pensou em publicar um livro sobre isso, expondo o seu acervo?


- Palíndromos e capicuas têm-me acompanhado pela vida inteira, coincidência ou não, é um facto. Quanto à publicação de um livro, penso que teria que ter apoios e ser do interesse de um público aficionado e isso para já não existe nesta vertente.



11. Falando em livro, como vê as profecias que anunciam o fim da livro para dentro de uns cem anos no máximo, levando em consideração o avanço tecnológico e as conquistas digitais. O que pensa a respeito? O Livro, em seu formato tradicional, de papel, sobreviverá?


- Sim, com certeza sobreviverá, é pena se assim não acontecer; tenho livros centenários e até uma Bíblia quinhentista (ou não fosse eu um colecionador nato)... penso que os hábitos de leitura sem ser em suporte digital irão perdurar eternamente.


12. Participa de alguma associação, alguma entidade de fotógrafos?

- Sim, sou "freelancer" de uma entidade virada para a fotografia de nome "ImageStock" sediada nos Estados Unidos, onde apresento alguns trabalhos sempre que tenho disponibilidade.


13. Conheço a obra de alguns poucos poetas de Portugal, como Eugenio de Andrade, que morreu num 13 de Junho, exatamente no mesmo dia da absolvição de Michael Jackson, um evento importante sem dúvida a absolvição do astro, mas a morte do poeta ganhou por aqui pequenas notas em jornais. Gosta de poesia? Tem algum poeta de Portugal, da atualidade ou não, de quem mais gosta?


- Penso que é uma pecha (uma lacuna) nos meus conhecimentos, gostaria que a poesia fizesse mais sentido na minha vida, mas infelizmente tenho outras prioridades no tocante a leituras, lamento. Porém, isso não invalida que tenha preferência por dois poetas portugueses com conteúdos diametralmente opostos, refiro-me a Fernando Pessoa e ao poeta Bocage.

14. Um de meus projetos mais antigos é um livro de Poemas a partir das imagens de fotos. Não é um projeto inovador, pois já há livros assim, mas muito quero ainda ter um livro em parceria com algum fotógrafo aqui no Brasil, no qual cada foto apresenta um poema, revelando assim ao leitor dois olhares, o olhar do fotógrafo e o olhar do escritor, do poeta. Já pensou em, aí em Portugal, desenvolver algum projeto em parceria com um poeta ou outro artista? De repente, a fotografia e a música...

- Não, nunca pensei seriamente nessa possibilidade, contudo, será sempre necessário conversar bem, articular pensamentos e alinhavar projetos, é uma hipótese viável dependendo dos respectivos convites.

15. "A alta tecnologia do mundo digital serve para registar, os momentos mais bonitos das pessoas e da vida!". Tem um belo site de fotos, chamado OLHARES, o que demonstra de vez que é um apaixonado por fotografia, e , mais que isso, é um aficionado do mundo digital. Sendo assim, acredita que o objetivo original da tecnologia seja mesmo melhorar a vida do ser humano?


- Sim, penso que a evolução tecnológica acontece fundamentalmente para melhorar a nossa vida em todas os aspectos. É importantíssimo, refiro-me ao mundo dos computadores e da fotografia, onde o "dia de amanhã se torna logo o dia de hoje" completamente obsoleto.

16. Há uma imensa discussão sobre o rumo e o destino dos direitos autorais na internet. Há quem afirme, com lógica argumentativa, que a noção de autoria está passando por uma transformação revolucionária. Está se modificando, e o autor, tal como o conhecemos nos séculos e séculos, será um vulto do passado. O que pensa a respeito?

- Penso que os direitos autorais são fundamentais e um direito que nos assiste. Ninguém gosta de ver os seus trabalhos (escrita, fotografia e afins) serem reproduzidos noutro lado sem no mínimo um pedido de autorização ou referir os respectivos créditos, infelizmente isso ainda acontece. Penso que nessa matéria, as entidades competentes são um pouco permissivas quanto às coimas (multas, penalidades)  a aplicar.

17. Uma fotografia que capta o momento da beleza do plainar de uma libélula, de um pirilampo, ou a inflorescência de uma flor, ou anterozóides depois da chuva, é obviamente, tão importante como a que registra o sofrimento, a dor, a fome, a barbárie. Se também assim pensa, poderia nos revelar uma foto pelo menos, que não seja de sua autoria, que muito o tenha encantado, e que para você tenha se tornado inesquecível?

- As fotos de guerra infelizmente são as que me marcam mais. Sim, há uma foto que me marcou de um amigo meu, ex-fotógrafo dum jornal diário português (Diário de Notícias) e que de algum modo vem-me sempre à memória. Passou-se na antiga guerra colonial de Angola (país hoje independente, mas na época sob domínio de Portugal) a foto "relatava" um enforcamento dum guerrilheiro montado num cavalo, com a respectiva corda presa a uma árvore e com a outra ponta enrolada ao pescoço do mesmo, na altura em que o cavalo era afugentado, esse amigo fotógrafo a mais de 150 metros e com uma potente tele-objectiva registou a morte desse guerrilheiro. Tive conhecimento que esta foto foi premiada pelo "timming" certo, apesar da mesma lidar com a morte de uma pessoa, ou seja, de um ser humano.

18. Uma foto pode mudar o mundo? Pode modificar o rumo da consciência de uma pessoa? Por aqui se diz: "Uma imagem vale por mil palavras". Eu, por exemplo, jamais esqueci da foto da menina correndo queimada pelo bombardeio. Poderia falar de uma foto, certamente no universo jornalístico, que tenha contribuído para o aprimoramento da consciência humana?


- A resposta anterior responde a esta.

19. O que é para Jota Ene a felicidade?

- Bom, tenho uma máxima que, felicidade plena não existe, existirá porventura laivos de felicidade e essa sim temos que saber aproveitá-la.

20. Gosta de cinema? De que forma vê o cinema hoje, com tantos efeitos especiais, tanta sofisticação? Poderia nos falar de alguns filmes que o emocionaram?

- É curioso, não sou apreciador de cinema, tenho centenas de filmes em suporte digital (DVD) e nem um 1/3 desses filmes visualizei.


21. Passa a ideia de ser um bon vivant, no sentido de ser um apreciador da vida, do lado bom da vida, isso é evidente em seus blogs (Benfica do Jota)... Como falei anteriormente sobre o Dedy Edson, o maior colecionador de FANTASMA do mundo, gostaria de saber se JOTA ENE aprecia Revistas em Quadrinhos (gibis), e se tem heróis prediletos, inclusive do Velho oeste...

- Rs... sem duvida sou um apreciador do lado bom da vida, afinal todos nós somos, tento também passar através dos meus blogues, o meu estado de espírito perante a vida, nunca esquecendo que esta vida é efêmera e temos que saber aproveitá-la ao máximo.
Sim, enquanto adolescente era um consumidor (consumista) de Banda Desenhada, havia um Super-Héroi que sem duvida era o meu favorito perante a constelação de Super-Heróis da época... era inevitavelmente o Super-Homem, todo aquele personagem com os seus super-poderes me intrigava e despertava a curiosidade.



22. De tudo que acontece no mundo em nossos dias, ou nos relacionamentos pessoais, ou, enfim, na vida, o que mais entristece Jota Ene?

- No mundo infelizmente entristece-me a fome e as desigualdades sociais, na vida e nas relações pessoais entristece-me lidar com pessoas, cínicas e hipócritas. Custa-me conviver com pessoas que fazem da mentira o seu modo de vida, não lido nada bem com a mentira, talvez por ser o inverso desses pressupostos.


23. Que mensagem deixaria para os amantes da fotografia que pretendem iniciar suas trajetórias?

- Bom, para iniciar um hobbie como a fotografia, não é necessário começar por uma boa câmara fotográfica. O segredo é "bater" muitas fotos e o digital encarrega-se de corrigir os nossos erros sem muitas despesas adicionais. Eu próprio sou (fui) um autodidata da fotografia, aprendi (aprendo), ainda hoje, com os meus erros... Só errando se melhora.


24. Deixe ao leitor de PALAVRA FIANDEIRA a sua mensagem.

- Deixar uma palavra de apreço ao autor desta entrevista, que infelizmente conheço muito pouco, penso que conduziu a mesma de uma forma hábil, brilhante e que mostrou muito conhecimento sobre os meus hábitos, de forma intuitiva ou não, até a mim meu caro Marciano Vasques, me surpreendeu.
Tentei sintetizar esta entrevista para que a mesma não se tornasse fastidiosa.



***
________________________________________________________________________
JOTA ENE É O CRIADOR DO BLOG
CLIQUE NA PALAVRA BLOG ACIMA
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MARCIANO VASQUES


Marciano Vasques é o fundador de PALAVRA FIANDEIRA

______________________________________________________________________

10 comentários:

  1. Amigos poetas blogueiros, parabéns por utilizarem a internet como forma de dividir com o mundo o seu pensar, o seu compreender, desempenhando a missão do poeta que é se afirmar como ser humano, sobretudo perante si mesmo, captar os arquétipos coletivos de sua época e princípios universais, permitindo após compreender-se ou não compreender-se, que pela sua obra os da sua época tenham referência alternativa para fazer a leitura do mundo e as gerações posteriores entenderem a própria história da humanidade. Tudo temperado pelo sonho, pela sensibilidade e pela utopia. PASSOU A ÉPOCA DE ESCREVERMOS E GUARDAR NA GAVETA NOSSAS CRIAÇÕES DEPOIS DOS MAIS PRÓXIMOS FINGIREM TER LIDO PARA NOS AGRADAR. Através do meu blog quero aprensentar-lhes a video-poesia, que usa várias linguagens de uma só feita, a serviço do texto. Se gostar divulgue e compartilhe com os seus contatos. Acessar em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao criador deste espaço pela bela entrevista com o Jota Ene, momento de dupla felicidade, que é a possibilidade de conhecermos mais um pouco o entrevistado e e o entrevistador. Gostei também das questões levantadas e respondidas, e tenho comigo que a tecnologia apesar do seu indiscutível avanço, nada substitui o olho-no-olho, todavia sem ela, esse momento precioso aqui no Palavra Fiandeira, provavelmente não aconteceria.

    Deixo meu abraço, meu melhor obrigada e parabenizo-os pela implicação com a vida.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Jota e Marciano Vasques, do Palavra Fiandeira, afinal voces brilharam numa entrevista séria, onde me nos foi dada a oportunidade de conhecer mais a fundo um blogueiro que é muito querido e que encata nessa blogosfera...


    Beijos avalassaladores!

    ResponderExcluir
  4. vc é mesmo uma caixinha de surpresas, mt bom conhecer-te um pouco mais, bjs carinhosos. =**

    ResponderExcluir
  5. Jota,

    Adorei conhecer a sua outra ½.

    Continuamos famoso por esta blogosfera, a sua entrevista está espectacular.

    Beijo enorme da Sissi

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Jota Ene eu amei te conhecer ainda melhor aqui...vc.é demais...amo tu menino lindooooo!!!beijos molhados!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista ,fiquei a conhecer melhor o autor do Pés& Sapatos que tenho adicionado no meu vamosfeirar.blogspot.com

    ResponderExcluir