EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PALAVRA FIANDEIRA — 62



PALAVRA FIANDEIRA
REVISTA DE LITERATURA
REVISTA DIGITAL LITERÁRIA
13/JULHO/2011
Ano 2 — Nº62

NESTA EDIÇÃO:
REGINA SORMANI 

____________________________________________



1—Quem é Regina Sormani?

Lembro-me que vc já fez essa pergunta certa vez. Eu respondi que sou uma pessoa que não desiste nunca. É verdade e quero acrescentar que, além disso, aprecio as coisas simples, tais como a vida no campo. Adoro cuidar do meu jardim, minha horta e pomar. E, estando ao lado da minha família, isso me deixa ainda muito mais feliz.

Escritora Regina com o filho artista


2—Você completa o seu mandato de coordenadora da Regional da AEILIJ de São Paulo. Diga primeiro aos leitores, por favor, o que é a AEILIJ:

    A AEILIJ é a associação de escritores e de ilustradores de literatura infantil e juvenil que está completando 12 anos e da qual eu e você somos associados.



3—Ao sair da coordenação, qual a lembrança mais feliz que levará com você?

    Uma boa lembrança é a da conquista de um espaço para os associados dentro do Estande das Entidades Apoiadoras, a convite da CBL, durante a Bienal do Livro de 2010 em SP. Foi muito prazeroso ver escritores e ilustradores de Sampa e das demais regionais, ali reunidos, mostrando seu trabalho, autografando, recebendo os leitores.



4—Uma das realizações da sua gestão foram as homenagens na Assembleia Legislativa. Tatiana Belinky, Nelly Novaes Coelho são alguns dos contemplados nesses eventos. Diga o que significou esse projeto para você e como surgiu a ideia.

    A idéia inicial veio do escritor Edson Gabriel. Ele trabalha na Assembleia Legislativa de São Paulo com o deputado Giannazi que, por sua vez, gentilmente, nos ofereceu sua ajuda. Dessa forma, formamos uma bela parceria e, durante quatro anos desenvolvemos um projeto de homenagens à personalidades ligadas à literatura. Essa foi uma importante iniciativa da regional paulista da AEILIJ.
     Regina com o escritor e colaborador Edson Gabriel
    5—Você teve várias iniciativas, e fez brotar páginas importantes no blog, algumas criadas pelos próprios participantes, e aglutinou em torno delas alguns bons colaboradores. Poderia falar um pouco sobre uma delas, o Pé de Meia Literário, que foi mantido por Edson Gabriel, através de crônicas. Essa página, o que ela representou para você?
    Convidei o Edson para ser colaborador do blog paulista e ele aceitou, criando a página Pé de Meia Literário. Ele é um excelente escritor, viaja bastante, faz palestras, está sempre trazendo matérias oportunas e interessantes para o blog.





6—Antes de se tornar autônoma, PALAVRA FIANDEIRA surgiu amparada no blog que você tão bem administrou. Como foi uma leitora da revista, poderia dizer quais as entrevistas que lhe foram de alguma forma marcantes, tirando a sua, naturalmente?



Sou fã da PALAVRA FIANDEIRA, você sabe. As primeiras entrevistas, com a Tatiana Belinky e o Bartolomeu Campos Queirós me cativaram pela sua espontaneidade e simpatia.



7—Pude notar um carinho todo especial de sua parte para a página CANTO&ENCANTO DA POESIA, o que traduziu uma queda sua pela poesia infantil, isso confere?



    Sim, o Canto&Encanto é a minha página, porque eu realmente gosto de me comunicar pela poesia. Entretanto, preferi abrir a página a todos os associados que queiram enviar seus poemas. Você já esteve por lá, lembra?





8—Seu VICE&VERSA reuniu autores, ilustradores, editores, e, isso que foi a novidade, um entrevistando o outro. Agora que está deixando a coordenação da regional, que destino pretende dar para o VICE&VERSA? Pode revelar algo nesse sentido?

    O Vice-Versa tem recebido muitos elogios. É mesmo uma novidade, com os dois participantes entrevistando um ao outro. Em agosto, o Vice completará três anos, sem falhar uma vez sequer. Se eu tiver alguma novidade a respeito, com certeza divulgarei.



9—Sem dúvida, além do seu envolvimento com questões importantes para os escritores e os ilustradores, sua participação em encontros na CBL e outros, o blog foi alvo de muita atenção, muito esmero, zelo e carinho. Tem algumas novidades para ele, agora que não mais atuará como coordenadora?

    Como todos sabem, convidei novas colaboradoras para o blog paulista. Espero por novas páginas, matérias interessantes, muito movimento mesmo. Minha espectativa é que surjam mais e mais seguidores, e que as visualizações, superem em breve a casa das 20.000. Já atingimos mais de 19.000. O blog paulista recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo Top Blog, ou seja a terceira indicação para o prêmio.

10—Sua ideia do conto coletivo, o “Primavera em Sampa”, acabou resultando num “Almanaque”. Poderia, por favor, nos contar essa trajetória, desde a ideia inicial.



Convidei os associados de Sampa para criar contos coletivos em 2009 e 2010. Em homenagem a eles e à cidade que acolhe a todos, o projeto foi denominado Contos Coletivos Primavera em Sampa. Para abrigar os textos, montei uma revista virtual que batizei de Almanaque Primavera em Sampa cujo terceiro número já está saindo.



11— Quais foram as grandes alegrias durante a sua coordenação da Regional? Você se sentiu plenamente realizada? Tem algo que gostaria de ter feito e não conseguiu?



    Olha, tenho certeza absoluta de ter tentado fazer sempre o melhor para associação e associados. Gostaria, sim de ter realizado mais eventos, feiras, exposições. Utilizei a lista regional e o blog como instrumentos para aproximar escritores e ilustradores que até pouco tempo mal se conheciam. Mas, na realidade, nunca foi fácil. São Paulo, com quase oitenta associados ainda não tem autonomia financeira e esse fator pesa muito, na hora de agilizar um projeto, realizar uma viagem ou evento importante.



12—O blog é acompanhado por muitos seguidores e se tornou um centro irradiador da presença dos autores em São Paulo. Isso certamente a transborda de orgulho. Pode nos falar sobre essa sensação?



É verdade que o blog paulista é um sucesso. Aos que iniciam agora a montagem e desenvolvimento de um blog, quero dar uma dica: O blog do EU SOZINHO, não vai emplacar. Façam parcerias, abram páginas e o coração, convidem colaboradores, compartilhem.



13— Um dos lances mais procurados no blog é o MURAL,conduzido pelo Danilo Marques, que traçou sempre um painel do que acontece no mundo literário e cultural de Sampa. Você também esperava pelas notícias do MURAL?



    Quando comecei a montar o blog paulista chamei o ilustrador Danilo Marques e sugeri um mural para noticiar lançamentos, palestras e todo o tipo de eventos que fazem parte da vida do autor( escritor e ilustrador) Entendi que era uma página muito importante e pedi ao Marchi pra criar um logo que lá está até hoje. Outra página que caiu no gosto do leitor foi a Página do Ilustrador, da qual me orgulho bastante. Conforme você tem conhecimento, tenho dois ilustradores em casa: o Marchi e a Raquel, minha filha que desenha moda.



14—Pessoas novas surgiram, bons amigos, gente que se revelou, como Simone Pederson. Eis uma das conquistas do blog e da sua atuação. Aproximar pessoas, enlaçar autores com o laço da amizade. Esse foi de fato também um de seus objetivos?

    Sem dúvida. Eu me empenhei muito para fazer com que os escritores e ilustradores do interior do estado e litoral participassem das reuniões, dos eventos e do blog. Temos profissionais excelentes e participativos. Deixo um beijo pra todos.



15—Para fechar nossa entrevista, poderia nos deixar aqui um balanço geral de sua atuação e também os seus agradecimentos aos colaboradores, e tudo o mais que considerar importante dizer?

    Veja, já fiz minha despedida da coordenação regional na nossa lista e o pessoal me respondeu, em peso, com muito carinho. Pra mim, essa manifestação foi o suficiente para acreditar que meu trabalho foi reconhecido.

Regina entre amigos, escritores e ilustradores, em evento na livraria CORTEZ



16— PALAVRA FIANDEIRA inaugura uma nova fase, com entrevistas mais curtas. Em vez de 26 perguntas, que era a média norteadora da publicação, agora teremos menos perguntas. E você é a primeira entrevistada nessa nova fase. Falando nisso, o que achou da PALAVRA FIANDEIRA em seu novo formato, o formato revista, que continuará simultaneamente com o formato blog?



    Muito linda a PALAVRA em seu novo formato, com a qualidade de sempre, claro.

Capa da primeira edição de PALAVRA FIANDEIRA em seu novo formato



17—Que palavras deixará aos novos coordenadores da Regional de Sampa?



Houve mudanças em algumas coordenações regionais e agora, Sampa tem duas

coordenadoras. Acredito que, em dupla, haverá uma maior oportunidade para realizar bons trabalhos, dar uma atenção especial aos associados. Espero, com sinceridade que superem minha gestão em qualidade, generosidade e doação







18— E que mensagem deixa aos leitores de PALAVRA FANDEIRA?



    Queridos leitores da PALAVRA FIANDEIRA! Parabéns pelo bom gosto! PALAVRA está cada vez melhor.Quero convidá-los para conhecer minha nova revista virtual. Acessem: HTTP://almanaqueprimaveraemsampa.blogspot.com



__________________________________________________

PALAVRA FIANDEIRA
Fundada pelo escritor Marciano Vasques

__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário