EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

quarta-feira, 2 de março de 2011

PALAVRA FIANDEIRA — 58

PALAVRA FIANDEIRA
REVISTA DE LITERATURA
REVISTA DIGITAL LITERÁRIA
02/MARÇO/2011
EDIÇÃO 58


NESTA EDIÇÃO:

SELMO VASCONCELLOS



O BRINCANTE DE RONDÔNIA

*********************************

SELMO VASCONCELLOS

1. Quem é Selmo Vasconcellos?


Cidadão comum e que prega a honestidade e a lealdade. Que pisa no chão, anda de cabeça erguida e acredita em Deus, Santos e Anjos. Adoro brincar com as palavras.

2. Reside desde 1982 em Porto Velho, Rondônia. Como se deu essa passagem do Rio para outro estado e qual os motivos que o levaram a essa mudança?
Sem oportunidades de trabalho no Rio, optei por Rondônia que me acolheu tão bem logo no primeiro dia, precisamente no dia 8 de novembro de 1982. Rondônia não me pariu, mas me adotou.

3. Desde 1985 o conheço, e faz um bom tempo, a página "Lítero Cultural" no jornal "Alto Madeira". Fale ao leitor desse seu trabalho. Comente sobre essa página.
É um trabalho de divulgação da cultura de todos os quadrantes do país e exterior, priorizando sempre a literatura. Sempre digo que é uma página de estrelas e não de estrelismos.

4. No jornal O REBATE mantém a página "Momento Lítero Cultural" na qual realiza o mesmo trabalho de divulgador cultural, divulgando e destacando nomes de artistas, produtores de cultura, escritores. Seu nome não pode ser desvinculado dessa ação. Qual o significado para você dessa realização de divulgar os nomes da cultura?


Divulgando, aumenta o meu intercâmbio cultural. E é tão salutar.

5. Você é poeta, contista e cronista. Um trio perfeito. Qual causa mais prazer à sua alma de escritor? A crônica, a Poesia ou o Conto?
Como te falei nos anos 80, sou apenas um brincante com as palavras. O que gosto mesmo é enxugar os versos até chegar a um poemeto lapidado.

6. Já pensou em escrever um romance?
Pensei sim e continuo ainda pensando. O que vivi nessa Amazônia nesses 30 anos daria um belo romance.

7. Qual o seu parentesco com José Mauro de Vasconcellos?
Sou filho de Antônio Vasconcellos ( meu eterno ídolo ). Sou sobrinho do Zezé e filho do Totoca.

8. É deveras um incansável divulgador cultural, porém é discreto com relação ao seu trabalho, ou seja, à sua produção poética. Não faz alardes sobre si. Comente sobre essa sua postura.


Concordo plenamente com você, sou discreto demais. Tenho trabalhos inibidos e engavetados. Mas me sinto muito bem à vontade no trabalho de divulgação cultural.

9. Já tem poemas traduzidos em diversos idiomas, e seus poemas, a maioria, são breves e com profundos conteúdos e "ensinamentos éticos". Se tivesse que escolher um de seus poemas, apenas um, para brindar nossos leitores, qual escolheria?

MATA

Hoje me matas
violentamente
com este machado.

Mas,
amanhã, das minhas flores
te farão uma coroa,
do meu caule
tua urna mortuária.

Aí sim,
irás ao encontro
da minha raiz.

Eu te esperarei lá embaixo.


10. Agora que é também um fiandeiro, diga seu pensamento sobre a Felicidade. O que é para você tal coisa?
A felicidade não está na riqueza
Nem na pobreza
Está dentro de nós mesmos.

11. "Rever Verso Inverso" seria o seu primeiro livro? É um livro de Poemas ou de Prosa? Fale-nos, por favor, sobre ele.
O livro procura retratar o dia a dia das pessoas. A minha intenção é fazer com que o leitor reflita sobre a sua realidade e veja a vida com toda a poesia que lhe é inerente, apesar das dificuldades encontradas na rotina diária. Poemas e prosas.

12. O que é a 1ª ANTOLOGIA POÉTICA MOMENTO LÍTERO CULTURAL ?
É uma homenagem aos meus diletos e seletos poetas. Muitos ausentes mas sempre lembrados.

13. Tem ideia, mesmo que aproximada, de quantos escritores e poetas já divulgou em suas andanças pelas páginas que assina?
Na página impressa e semanal Lítero Cultural ( a primeira página em 15 de agosto de 1991, atualmente na página de número 1045 ), pesquisados nas páginas, 2700 colaboradores em todo o Brasil e mais 37 países.

14. Você já recebeu 40 prêmios nacionais e 19 internacionais (ou mais). Conte-nos do prazer e do significado desses prêmios na carreira de um autor.
Acho que é a retribuição dos colaboradores. Uma forma carinhosa de me presentear.

15. Além de editor de cultura, autor, ativista cultural e também divulgador da cultura, é servidor público em Rondônia. Que cargo exerce? Qual o seu trabalho como Servidor Público?


Trabalho na Biblioteca Estadual Dr. José Pontes Pinto, sou formado em Administração.

16. Quando e como surgiu o seu interesse literário? Quando pôs os pés nessa estrada, o que o motivou a escrever?
Nos anos 70, no auge do rock. Sou um amante inveterado desse estilo de música. E é desse estilo que me inspiro. E dos momentos também de andarilho. Documentado mesmo em jornal foi em 1986, já residindo em Porto Velho, Rondônia. 

17. De onde vem a sua literatura? Comente sobre ela. Ou seja, para uns, a literatura é um estado transcendental, para outros, ela vem do povo, da vida, das ruas... Resumindo, o que o inspira?
Tudo o que vem na minha cabeça de imediato e o que vejo pela frente, principalmente às injustiças sociais, políticas, econômicas, raciais, religiosas, afetivas,... aí eu viajo “mentalmente” encaixando palavras por palavras sempre com humor, ironia e irreverência.

18. Para você, basta inspiração para escrever? Qual o papel desempenhado pela técnica? Ela é absolutamente necessária?
A técnica é muito importante e necessária. Estudar, ler, escrever e falar abrem horizontes para melhor comunicação.

19. Aprecia a Literatura Infantil?

Muito. Indico livros para as crianças na Biblioteca.
Na minha infância lia tudo de Monteiro Lobato, Alexandre Dumas e Júlio Verne. Atualmente temos excelentes escritores voltados para a literatura infantil. Fiquei encantado com a presença de tantas crianças na Bienal de São Paulo. É o começo.

20. Seus poemas MATA e O HOMEM SOCIAL são fortes e revelam um autor comprometido e envolvido com a problemática da existência humana. Para você, quais os mais graves problemas enfrentados pelo ser humano hoje?
— O preconceito. Um outro, é o tratamento indigno que os atuais professores  recebem do governo e de seus alunos.

21. Desenvolve de forma habilidosa um criativo jogo com as palavras (Que pena /Apoena/Apenas/poema); ( São Paulo/são pulos/pulos sãos.). Tem algum livro com essa modalidade de poema, especificamente?
— Acho que é uma herança do meu saudoso pai, que me ensinou a pesquisar todas as dúvidas no dicionário. Uma forma ideal de enriquecer o seu vocabulário.

22. Temos alguns amigos em comum: Zanoto, Rosemary Lopes Pereira... Fale algo sobre essa gente brilhante...

 Com Zanoto
São meus GURUS. Amo Zanoto, Amo Rosemary.


23. Lembra qual foi o seu primeiro entrevistado?
A nossa amiga Rosana Schoeps de Amorim, de Santo André, no ano de 1992.

24. Que palavras deixaria como mensagem final aos leitores de PALAVRA FIANDEIRA?
Façam de seus professores os seus melhores amigos.

 Com Scortecci


Na biblioteca


Rosemary Lopes Pereira,
querida divulgadora cultural.
O coração é um radar  nos diversos caminhos.
***********************************************************

MARCIANO VASQUES 
entrevistou 
SELMO VASCONCELLOS

Marciano Vasques é escritor e o fundador de
PALAVRA FIANDEIRA


41 comentários:

  1. Felicitaciones a SELMO VASCONCELLOS, me encantó esa frase "adoro brincar con las palabras"... me siento identificada con ese concepto, porque a mí también me gusta jugar con ellas...

    felicitaciones también para ti, Marciano, abultas mi bagaje cultural/literario con autores que no conocía,

    tqm, Ro

    ResponderExcluir
  2. Marciano, você sempre carinhoso.Grato pelo presente. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Rocio L'Amar, honrado com seu comentário. Segue o meu email para contato e entrevistá-la no meu blog, atualmente com 305 entrevistados. abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  4. Quantas homenagens seriam necessárias para dar ao nome "Selmo Vasconcelos" todo o brilho e destaque que ele merece?
    Incontáveis homenagens regadas a muito carinho e admiração de todos os que têm o prazer de conhecer seu trabalho.
    Gostei muito da entrevista. E fiquei também feliz por reencontrar aqui Marciano Vasquez, amigo querido de "Pensaminto".
    Parabéns, Marciano, pelo belíssimo blog e pelo trabalho que faz aqui.

    Beijos.
    Idalina.

    ResponderExcluir
  5. Selmo, obrigada pelo convite para conhecer este blog, ler um pouco de sua história, conhecer um pouco a pessoa por trás das perguntas, rs....gostei muito do que li e só tenho respeito e admiração pelo que conheci de ti até agora.

    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  6. Selmo, muito mais que tudo que foi dito: uma pessoa do bem que não diferencia poetas, simplesmente publica suas histórias de vida e suas criações literárias. Me sinto honradíssima e abençoada por fazer parte de seu grupo de amigos, mesmo que distantes geograficamente.A primeira vez que me publicou eu tinha ganhado uma menção honrosa no Mapa Cultural de São Paulo e não tinha bom número de poemas, pois estava ainda a decidir se me voltaria à literatura.Bem depois da publicação de incentivo...continuei e sua divulgação foi essencial. E mais, autor de uma poesia concisa e reflexiva, quer mais...obrigada, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Marciano, pela bela Entrevista com
    nosso querido amigo poeta, contista e cronista,
    Selmo Vasconcellos.

    Atuando como divulgador cultural, faz a alegria
    de poetas ainda desconhecidos, em sua Coluna
    no Jornal 'O Rebate'.

    Sucesso sempre é o que desejo-lhe de coração,
    Selmo. Que voce seja sempre muito feliz!

    Um abraço da amiga

    Verluci Almeida

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Selmo Vasconcellos faz parte do grupo desses abnegados guerreiros das letras contemporâneas, pessoas que conseguem aliar capacidade, persistência e generosidade em favor não apenas de um "beletrismo", mas em favor de uma literatura participativa e atuante, na medida do que é possível neste país fortemente dominado pela mídia radioeletrônica. No início de janeiro, no dia 20, perdemos um desses grandes, bravos, heróicos lutadores: nosso estimado Zanoto, muito oportunamente lembrado nesta excelente matéria com Selmo Vasconcellos. Parabéns ao Marciano tb, que soube fazer perguntas muito apropriadas ao entrevistado. Um grande abc, Ricardo Alfaya.

    ResponderExcluir
  9. Toda homenagem, expressão de apreço e reconhecimento ao Selmo e sua maravilhosa obra a favor da cultura alegra-me.Tenho orgulho de partilhar da sua boa amizade e generosidade.
    Bjins, Betha.

    ResponderExcluir
  10. Merecida homenagem a este incansável divulgador literário e grande poeta nas horas vagas rsrs. Parabéns ao Selmo e também ao Marciano pelo espaço concedido a tão ilustre brasileiro.

    ResponderExcluir
  11. _________Voce nao merece somente homenagem meu caro amigo e mestre em "n" áreas da vida. Voce merece ser sempre citado pelos poemas_______frases profundas.............. e oportunidades que voce dá a novos e velhos talentos, com a mesma igualdade-------e a mesma
    receptividade.
    "MATA" me encantou e é profundamente profunda, rsrs
    Sucesso----------saude e paz sempre!

    Mercio Moura

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo... adorei a entrevista muito bem elaborada por Marciano e merecida por voce, q tanto nos presenteia. Você é um presente para a literatura, e para seus amigos também.
    Fico muito feliz de te-lo no meu caminhar...
    Bj na alma!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, Marciano, pela valorização do nosso querido e inigualável Selmo Vasconcellos, que por tanta grandeza de espírito, abre mão do próprio reconhecimento, em prol da divulgação literária de amigos e poetas iniciantes. Lutador incansável, faz parte de uma estirpe de defensores das letras, tanto de escritores reconhecidos, mas principalmente daqueles que ainda não despontaram na mídia. Generoso como poucos, Selmo é, além de tudo, simples, simpático e terno. Marciano conseguiu passar tudo isso em suas perguntas ao entrevistado, que as respondeu muito à vontade. Uma excelente matéria, um querido amigo!
    Beijos aos dois,
    Maial

    ResponderExcluir
  14. Ah! Não poderia deixar de prestar a minha homenagem:

    DOAÇÃO
    ®Lílian Maial

    (Para Selmo Vasconcellos)


    Acima de todas as coisas,
    das fogueiras, das veleidades,
    um gesto inesperado,
    um salto,
    mão de calmaria.

    O mesmo par de olhos a observar estrelas,
    e, apesar do brilho próprio,
    reluz na madrugada das letras.

    Guardião dos versos,
    brota de rochas para aspergir fragrâncias.

    Destino de magos,
    teu nome engloba a imensidão do céu,
    a proteção do elmo,
    a imponência grave do violoncelo,
    e a ligação dos sonhos, como um elo.

    Em sua grandeza,
    O universo sustenta astros,
    os que iluminam e os que são iluminados.
    No fim das contas,
    apenas luz.

    ***********

    ResponderExcluir
  15. Um dia ainda publico um livro com tantos poemas maravilhosos dedicados a minha simples pessoa. Sou um felizardo no meio de tantos talentosos poetas.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia amigo escritor Selmo. Gostei muito da entrevista que o Marciano Vasquez fez com você nesse blog. Mostra um grande escritor com todas suas qualidades humanas e culturais.
    Parabéns ao Marciano pela entrevista e parabéns ao entrevistado pelas respostas.
    abraços e saudações
    Hildebrando Pafundi, escritor e jornalista

    ResponderExcluir
  17. Li a entrevista: maravilhosaaaaaaaaa!

    Você é encantador né Selmo???
    Joana D'arc de Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Prezado Selmo, li sua entrevista. Sua vida é culturalmente muito rica, voce tem feito muito pela literatura e eu o conheço há muito tempo e o admiro.
    Ainda estou triste pelo Zanoto e estou sem notícias da nossa querida amiga Rosemary. Grande abraço para voce.
    Djanira Pio

    ResponderExcluir
  19. Li a Entrevista em Palavra Fiandeira, VOCÊ respondeu magnificamente às perguntas. Adorei quando falou da parte social, do mau tratamento dado aos Professores. Agora colocaram o Deputado Tiririca(palhaço)como responsável pela Educação e Cultura. OEle teve que provar que sabia ler e escrever para poder tomar posse! É assim que os governantes vêem a Educação - como uma "Palhaçada!".
    Adorei seu Poema "Mata", muito bom!
    Parabéns,Selmo! Continue nos representando por onde passar,somos Banguenses! Ah! Logo no dia do meu aniversário(8 de novembro que você abraçou Rondônia? 8 de novembro também é aniversário do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos!)Quanta coincidência!
    Beijinhos Banguensessssssssssssss. ZENITE

    ResponderExcluir
  20. Selmo Vasconcellos é mais que um nome e mais que uma pessoa.
    É a essência poética nacional.

    ResponderExcluir
  21. Selmo, obrigada por, entre outras coisas, ter mencionado em sua entrevista na Palavra Fiandeira "o tratamento indigno que os atuais professores recebem do governo e de seus alunos."
    Tive a privilégio de conhecer tempos melhores, por isso me compadeço do que atuais professores vivenciam no seu dia a dia. MAYDA

    ResponderExcluir
  22. Selmo, envío e-mail,
    rociolamar@gmail.com

    dirección blog personal,
    http://misspubis64.blogspot.com

    beijos, desde Chile, Ro

    ResponderExcluir
  23. Excelente entrevista, parabéns ao entrevistador da Fiandeira.
    Sempre tive curiosidade sobre a mudança de região do Selmo, e aqui está esclarecido.
    Selmo é poeta, cronista, contista, ativista cultural e uma pessoa cheia de qualidades, aqui já citadas, e eu endosso todas as palavras que o reverenciam.
    Por falar em " MATA ", Selmo concedeu - me o privilégio de expor a poesia citada em minha mostra, que está em sua segunda apresentação. A 1ª foi em Cabiúnas - Macaé - RJ e a 2ª atualmente em Vitória - ES, na Aliança Francesa.
    Todos ficam pasmos com a profundidade da " MATA ". Confesso que eu também fico todas as vezes que leio. Passa a impressão de que estamos ouvindo uma voz. Aquela coroa de flores... Profundo mesmo.
    Um abraço Selmo.
    Denise Moraes.

    ResponderExcluir
  24. oi Selmo, gracias pelo convite para ler tua entrevista. A poesia segue - mãos amoráveis a levam adiante com garra. Parabéns pela poesia e trabalho em prol dela. abração e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  25. Estimado Selmo, um homem atento a verdade que vem de dentro. Um poeta em tempo constante. Admiro-o muito. Parabéns pela entrevista e pela pessoa maravilhosa que você. Siga o caminho, poetando e fazendo amigos. Que DEUS lhe abençoe sempre. Do seu amigo, Júlio Olivar, de Porto Velho RO.

    ResponderExcluir
  26. Selmo sua entrevista, mostra você verdadeiramente.Uma grande pessoa, um grande poeta, grande amigo. Tenho orgulho de te conhecer e ver que o tempo passa e você continua firme nos seus valores, continua trabalhando em prol da literatura, valorizando as pessoas e suas obras. Seu espaço é lindo!Obrigada e não mude nunca..bjossssss
    Neli Vieira

    ResponderExcluir
  27. Uma entrevista que me fez voltar no tempo e lembrar do meu primo poeta de tempos idos.Sempre calado e observador mas mostrando com os olhos a grande alma poeta que ali se escondia! Parabéns Selmo,é com muito orgulho que torno a dizer:Meu primo poeta!
    Bjsssss
    Ligia

    ResponderExcluir
  28. Meu caro Marciano Vasques, parabéns pela entrevista com este incansável produtor cultural, nosso amigo Selmo Vasconcelos. Pelo papel que desempenha no Norte, unindo Brasis tão díspares, Selmo realiza um trabalho de fiandeiro, como sugere seu blog. Esta é uma figura que engrandece nossas letras.

    ResponderExcluir
  29. SELMO VASCONCELLOS... Preciosidade de pessoa!
    Sem alarde, brilha e ilumina a todos nós!
    Obrigada, por sua linda luz!
    Meu carinho.

    MATA
    Hoje me matas
    violentamente
    com este machado.

    Mas,
    amanhã, das minhas flores
    te farão uma coroa,
    do meu caule
    tua urna mortuária.

    Aí sim,
    irás ao encontro
    da minha raiz.

    Eu te esperarei lá embaixo.

    ______________ Perfeita escolha... Amei! ______

    ResponderExcluir
  30. Pertinentes inquisições do Marciano, surpreendentes respostas do Selmo!

    Um privilégio ver nesse belo blog uma entrevista de um dos melhores entrevistadores da literatura contemporânea no Brasil! Querido Selmo, muito bom saber por aqui um pouco mais de sua vida e obra!

    Abraço fraterno!
    Tchello d'Barros
    Belém-PA

    ResponderExcluir
  31. Querido Selmo, quanto mais conheço de você, mais admiração lhe tenho.

    Parabéns pela brilhante entrevista, parabéns ao Marciano Vasques, por nos trazer um pouco mais sobre sua pessoa, você é verdadeiramente, um baluarte nessa sublime missão da divulgação de tantas pessoas necessárias à nossa arte e nossa cultura.

    Abraços carinhosos do Marçal Filho.


    Seu Poema "MATA" é extremamente belo, com uma ironia absurdamente necessária para a conscientização das pessoas.

    Meus parabéns e meus respeitos sempre!

    ResponderExcluir
  32. Selmo,que presente que eu recebi, podendo estar aqui te conhecendo melhor.
    Parabéns pela homenagem merecidissima.
    Vc é a luz dos poetas nas linhas e como amigo.
    Te admiro muito.
    Parabéns pela tua obra.
    Que orgulho ser tua amiga.
    bjs imensos neste coração iluminado

    ResponderExcluir
  33. Como é belo e nobre tudo que o amigo Selmo Vasconcellos por nossa cultura. É como já escrevi antes um Dom Quixote a empunhar sua caneta e lutar com os moinhos de ventos da ignorância e da indiferença oficial.
    Mas ainda bem que és persistente nobre amigo, pois só assim nos temos o prazer de poder apreciar sua magnífica obra.
    Parabéns Poeta, Escritor, Jornalista e Articulista cultural, tudo com letra maiúscula, como é sua imensa obra e bondade.
    Um grande abraço.
    João Paulo das Virgens
    Vilhena/RO.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo poema e pelo depoimento, caro Selmo! Antônio Carlos Secchin, Academia Brasileira de Letras.

    ResponderExcluir
  35. Oportuna a entrevista do Marciano Vasquez focalizando o trabalho do Selmo Vasoncellos, nome cujo sinônimo quer significar agregação de tendências literárias seja em Rondônia ou por onde passa em suas visitas a poetas e escritores por esse Brasil.

    Hugo PONTES, Poços de Caldas-MG

    ResponderExcluir
  36. Querido Selmo,

    linda entrevista, conheci um pouquinho mais de você, escritor, jornalista, promotor da cultura e dos poetas, e principalmente este ser humano todo coração!

    Foi muito bom estar com você aqui neste blog.
    Estarei sempre com você,

    grande abraço,

    Eliane

    ResponderExcluir
  37. Que bom saber um pouquinho mais de ti, amigo. Parabéns pelo trabalho, pela tua literatura e bela entrevista.
    Abraço

    ResponderExcluir
  38. Selmo,
    Li, com grande alegria, sua entrevista, que reitera em mim a percepção de um profissional generoso com seus pares e apaixonado pela literatura. Amei o poema MATA.
    Parabéns!
    Abs,
    Carmen Moreno

    ResponderExcluir
  39. Selmo, querido escritor amigo, que entrevista linda!
    Somente hoje pude lê-la com carinho. Fiquei muito tempo sem computador, mas não poderia perder a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre você, sua vida, seu trabalho.
    Agora, a minha admiração aumenta e, tenho certeza, assim será dia após dia!
    Um grande abraço,

    Goreti

    ResponderExcluir
  40. Selmo Vasconcello, um amigo de longa data,
    muito querido, muito talentoso.
    E esse blog... mais um canal de conversações
    suaves, de divulgações.
    Beijo,
    Ci.

    ResponderExcluir