EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PALAVRA FIANDEIRA — 79




PALAVRA FIANDEIRA

REVISTA DIGITAL LITERÁRIA
PUBLICAÇÃO SEMANAL DE LITERATURA E ARTES
EDIÇÃO SEMANAL 
ANO 3 — Nº79
18 agosto 2012


ADRIANA FONSECA












1.Quem é Adriana Fonseca?
Bailarina desde os 5 anos de idade, iniciei no teatro aos 23 anos na companhia "Os Menestréis", dirigida pelo Osvaldo Montenegro.


"Porque a beleza da vida está na simplicidade" — Adriana Fonseca

2.Você é atriz, bailarina, diretora... Como surgiu esse seu amor pelo palco, qual a origem dessa história?
Não me lembro exatamente onde tudo começou, pois na verdade desde que me percebi "gente" eu já estava imersa num universo de música, pois desde criança ouvia músicas que meu pai colocava na vitrola. Aliás, todos em casa gostavam muito de música.... Sempre tinha alguma coisa tocando bem alto na vitrola. E eu brincava muito de boneca e minhas brincadeiras sempre foram ligadas à arte, Ensaiava peças e danças com as bonecas para que em determinada ocasião, apresentasse aos meus familiares que eram obrigados a assistir "os espetáculos". Quando cresci, não havia uma criança, desde primos a amigos de escola que pisavam em casa e não eram escalados para alguma peça que eu estava ensaiando.


3.Quais as suas produções e atuações no teatro?
—NA CEIA COM MARIA TRICOTA E BORBOTONO- Comédia infantil.
Obra de Marciano Vasque. Direção- Raul Figueiredo (conhecido por seu trabalho com a ONG Doutores da Alegria, hoje também à frente de direções teatrais junto a Cia Nuh de Teatro) circulando pela rede publica de ensino do Estado de São Paulo, com apoio da iniciativa privada pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Personagem- BRUXA- 2012.

Com Henrique Rímoli
Na Ceia com Maria Tricota e Borbotono

—TANGO, BOLERO E CHA CHA CHA. Comédia. Dir.- BIBI FERREIRA- Personagem- Empregada GENEVRA- 2011

—CONTAROLANDO, musical infantil de Carol Loback. Dir.- FREDERICO REDHER. Personagem- JUANITA. -2011


—OPERETA PÉ DE PILÃO- (da obra de MARIO QUINTANA) - vencedor do premio RUMUS ITAU CULTURAL 2010/2012. Direção musical- Claudio Levitan também diretor da TURMA DO PÉ QUENTE. Personagem- VARIOS. 2010

—HOJE, AGORA, JÁ É!- (musical). Criadora diretora artística e coreógrafa do projeto PETE -(Projeto de Educação e Teatro na Escola). Primeiro tema-SUSTENTABILIDADE- (Claudia Fonseca/Célia Oshima). 2010.

—POCKET SHOW- AMIGOS DO PLANETA- (Walter Thomaz Junior). Projeto teatro sócio-ambiental da Super Casas BAHIA. Dir.- Fernanda Abujamra. 2009/2010

—A BELA e a FERA- musical- (Jeanne-Marie Le Prince).Diretora de cena e atriz. Dir.- Billy Bond. Personagem- Madame Tetê (o bule)-2009.

—HQB- Teatro virando gibi. Musical. (ideia original- Vivian Pearl). Dir. Beto Marden: personagem: INSPIRAÇÃO-2010

—PINOCCHIO- O musical. (Carlo Collodi). Dir. Billy Bond. Personagem: GATO-2005/2008

—OH! CALCUTAH! Coreógrafa do musical off -Broadway- (Kenneth Tynan). Versão Brasileira- 2008. Dir. Billy Bond

—BALADA DE UM PALHAÇO (Plínio Marcos)- Atuou e produziu a leitura dramática encenada da peça personagem: BOBO PLIN-2007.

—O MÁGICO DE OZ- o musical (Lyman Frank Baum). Dir. Billy Bond. Personagem: GLINDA (A Bruxa Boa)-2006.

O Mágico de Oz

—GREASE- O MUSICAL- (Jim Jacobs/Warren Casey). Dir. Cristina Trevisan- personagem- FRENCHY (Pink Ladies)-2005. 

—MODERNIDADE- (musical). Dir. Rodrigo Pitta – baseado na obra de CAZUZA. (participação especial de Gerald Thomas)- personagem: vários.

—ARSÊNICO E ALFAZEMA, (Joseph Kesserling)- comédia. Dir. Roney Fachini. Personagem: ELAINE.

—THE ROCKY HORROR SHOW - (Richard O'Brien). Dir-Jorge Fernando- personagem: A LAREIRA.

—A BELA E A FERA- dirigida por Ecila Pedroso; personagem- IRMÃ da Bela.

—SPLISH SPLASH - musical (Flavio Marinho). Dir. Wolf Maya, no papel de Vanda (interpretado também por Cláudia Raia)

—NOTURNO- (Oswaldo Montenegro) do Grupo Os Menestréis, dirigido por Osvaldo Montenegro/ Deto Montenegro.

4.É verdade que gravou vários comerciais para a TV? Inclusive da Coca Cola. Conte, por gentileza, aos leitores da Fiandeira, essa experiência em sua vida.
Na verdade não foram muitos, e sim alguns. Não da nem pra considerar uma grande experiencia. Somente uma gravação de um comercial comum... Algo bem comum na vida de um artista. Teste, aprovação, gravação, muita paciência e espera.... é um trabalho que o artista faz para poder sobreviver.

5.Já atuou e participou de programas da TV. Pode nos falar um pouco sobre isso?
Fiz parte do programa da apresentadora Eliana, que na epoca apresentava o programa para crianças "Eliana e Alegria" na rede Record de Televisão dando voz e vida ao personagem querido pelas crianças, “BEBÊ ALEGRIA”.
No mesmo programa representei a repórter doidinha por novidades “MALU MALUKETE”, que gostava de entrevistar figuras polêmicas como Supla, Marcos Mion, o rapper Xis, e artistas famosos como Jota Quest, Sandy e Junior, entre outros, sem deixar de estar sempre por dentro dos principais acontecimentos culturais da Cidade, como por exemplo, os musicais “a Bela e a Fera”, Godspel etc.
Criei também , posteriormente, o PROGRAMA PUTZ!- A Série, um programa voltado para adolescentes , onde a personagem- MALU, uma adolescente estava sempre envolvida em confusões e era sempre aconselhada pela sua consciência, o NÓIA, representado por um boneco no estilo PUNK, que sempre falava a coisa certa para essa menina tão cheia de minhocas na cabeça. Serie exibida pelo Canal de São Paulo. 2005/2007. E pelo FIZ TV (Canais Abril). 2008. Ambos os canais da TVA.



6.Você é ou foi atriz na PETE. O que é a PETE?
Sou uma das criadoras, juntamente com minha irmã e sócia, Claudia Fonseca, deste projeto o PETE- Programa de Educação e Teatro na Escola, que leva informação e teatro para as escolas. O projeto trata de temas como sustentabilidade e responsabilidade social. Sou também diretora da peça HOJE, AGORA, JÁ É!, peça inserida dentro deste programa no qual as vezes também atuo como atriz.

Com os amigos, artistas, e o diretor Raul Figueiredo

7.Tem preferência por algum gênero teatral? Comédia? Drama?
Não tenho preferencia. Mas a comédia me solicita na maioria das vezes. 
Com o palhaço Menelão

8.Recentemente atuou brilhantemente na peça “Na Ceia com Maria Tricota e Borbotono”, que levou o teatro para as crianças das periferias de São Paulo, com 40 apresentações em cidades como Cotia, e outras, sempre nas escolas, teatros dos CEUs. Conte-nos esse evento em sua vida. Fale-nos desse contato com as crianças.
Este projeto foi uma vivencia incrível na minha trajetória. A relação tão próxima com as crianças, dentro do seu meio, a inteiração e a resposta delas ao texto, à peça em si, a cada dia era uma surpresa. As vezes não tão boa. As crianças estão muito carentes de tudo o que é essencial, e a resposta delas por vezes agressiva era algo que nos fazia repensar uma vida inteira. Me fazia pensar em o que dizer e como dizer para essas crianças para que a vida delas por alguns momentos se tornassem mais ricas de valores, para que elas se sentissem importantes e para que essa troca fosse mais eficaz, na formação do caráter daqueles pequenos seres. A peça na CEIA COM MARIA TRICOTA E BORBOTONO, uma comédia para crianças, por vezes soava provocativa, e assim era, pois eu posso dizer mais do que ninguém, pois vivi a BRUXA que queria a todo custo invadir a peça e isso causava uma certa angustia nas crianças, pois assim como o personagem do diretor da peça, não queria deixar ela fazer parte da peça, as crianças também não queriam. E o limite da ficção para a realidade, as vezes era ultrapassado e eu por algumas vezes sentia a agressividade das crianças... No inicio n me assustei, mas a partir dai, começou a fazer sentido pra mim. Como fazer aquele personagem não causar a agressividade naquelas crianças... E posso dizer que quando comecei a descobrir isso, o projeto terminou e deixou um gostinho de quero mais. Pra mim era bastante divertido, pois a BRUXA era muito vigorosa e divertida, o personagem em si. Porém eu sou bastante preocupada no que diz respeito à criança. Tomo cuidado pra não incitar más atitudes e comportamentos politicamente incorretos. E esse era um grande paradoxo neste trabalho, pois essa BRUXA era "muito Louca". Me divertia muito quando eu 'relaxava" nos meus conceitos.

Elenco e personagens de Na Ceia com Maria Tricota e Borbotono


9.Você participa de um grupo de teatro. Qual é o grupo? Como ele surgiu?
Não faço parte de nenhuma companhia especifica. Sou contratada para peças sem que haja a ideia de uma companhia. Porém, todo o elenco é sempre uma companhia que se forma a cada espetáculo.
10.TANGO, BOLERO, E TCHA-TCHA TCHA- direção- Bibi Ferreira. Deve ter sido uma experiência e tanto. Poderia nos contar um pouco?
Na verdade, fiz uma substituição na peça dirigida pela Bibi. Mas infelizmente não tive a oportunidade de ser dirigida por ela. Mesmo assim, foi uma experiencia marcante, pois essa peça é uma comédia muito boa e a personagem que fiz, a empregada GENÉVRA era muito, muito divertida mesmo!
11.Você já foi um gato, uma bruxa. Sei que cada personagem tem a mesma importância. E deve também se divertir com cada um deles. Poderia nos falar de pelo menos três que muitas alegrias trouxe a você?
Não sei especificar as alegrias... Amo os personagens que me escolhem. Me entrego sempre e estar em cena é sempre a maior alegria. Amo meu oficio! No palco me realizo e sou feliz na grande maioria do tempo.

Lá na floresta encantada...


12.Deixe a sua mensagem final. Qual a sua Palavra fiandeira?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário". Sucesso é trabalhar, sempre e cumprir a função da arte. Tocar o coração das pessoas.

"Pinócchio", com Ivan Parente



PALAVRA FIANDEIRA
Publicação semanal de Literatura e Artes
REVISTA DIGITAL DE LITERATURA E ARTES
EDIÇÕES SEMANAIS AOS SÁBADOS
EDIÇÃO 79 — 18 Agosto 2012
Edição ADRIANA FONSECA
PALAVRA FIANDEIRA
Fundada pelo escritor Marciano Vasques
_______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário