EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PALAVRA FIANDEIRA — 73




PALAVRA FIANDEIRA

REVISTA DIGITAL LITERÁRIA
PUBLICAÇÃO SEMANAL DE LITERATURA E ARTES
EDIÇÃO SEMANAL 
ANO 3 — Nº73
07 JULHO 2012



JERONI MIRA GALMÉS


"Indubitavelmente, a arte nos modifica."



Foto de Jeroni Mira Galmés

1.Quem é Jeroni Mira Galmés?
¿Quién es usted?


Un experimento de persona yartistaen continua evolución expectativa y contemplativa.


Uma experiência em pessoa e "artista" em contínua evolução expectativa e contemplativa.


2.Uma de suas citações preferidas é: "Hay muchas realidades dentro de la realidad que concebimos como única.". Poderia nos falar sobre ela?
Una de sus frases favoritas es "Hay muchas realidades dentro de la realidad que concebimos como única."¿Podría usted decirnos acerca de esto?


Esa frase, como tantas otras cosas, no es más que e puro producto de la observación cotidiana. Desde muy temprana edad concebí que cada persona es un mundo, un observador único y así crea un mundo y una concepción de la realidad distinta a la de los otros, de ahí la convivencia dentro de una realidad universal de multiples, de millones de otras realidades que no por ser individuales son menos válidas.



Essa frase, assim como tantas outras, nada é mais do que o puro produto da observação cotidiana. Desde muito cedo concebi que cada pessoa é um mundo, um observador único, e assim cria um mundo e uma concepção da realidade distinta à dos outros, daí a convivência dentro de uma realidade universal de múltiplos, de milhões de outras realidades, que não por serem individuais são menos válidas.
Árvore do amor —JMG

3.Aprecio muito a sua arte da fotografia. Sei que além de se dedicar à fotografia, também se dedica a pintura. Poderia nos falar como as duas artes (foto e pintura) surgiram em sua vida?
Aprecio su arte Fotográfico. Además de ser un fotógrafo también pinta. Puede usted comentar estas artes en su vida?


Llego a la fotografía através de la pintura, la pintura me ha acompañado siempre, la fotografía, elemento de expresión más reciente, es la posibilidad de captar paisajes, personas, edificios con una luz única que de otro modo serían inalcanzables.

Chego à fotografia através da pintura. A pintura me tem acompanhado sempre, a fotografia, elemento de expressão mais recente, é a possibilidade de captar paisagens, pessoas, edifícios com luz única que de outro modo me seriam inalcansáveis.
Natal diante da Torre Europa —Foto:JMG


4.Também é poeta. Conte aos nossos leitores qual a sua abordagem principal na poesia? Qual tema mais causa prazer a você como artista e poeta?
que es también un poeta. Cuéntanos lo que mas te gusta escribir. Lo que es su tema favorito? ¿Cuál es el tema que le hace más feliz?

Como otro modo de expresión la escritura, primordialmente el intento depoetizar, es ir dejando sobre la mesa algo que va más allá de los propios sentidos, una actividad en la que se implican las emociones más íntimas e intimistas.
No creo ser un poeta, como en la pintura y la fotografía, es un camino que se hace con el andar diario.

Como outro modo de expressão, a escrita, primordialmente a intenção depoetizar, é ir deixando sobre a mesa algo que mais além dos próprios sentidos, uma atividade na qual se implicam as mais íntimas e intimistas emoções.
Não me creio um poeta. Como na pintura e na fotografia, é um caminho que se faz com o caminhar diário.


5.Quando o conheci, postei em Casa Azul da Literatura uma de suas fotos: A estação de Atocha. ESTAÇÃO DE ATOCHA . Fale aos leitores da Fiandeira sobre essa sua foto. Gosta de fotografar cenas e paisagens de Madrid?
Cuando lo conocí pus en mi blog Casa Azul da Literatura la fotografía suya A estação de Atocha. ESTAÇÃO DE ATOCHA. Diga al lector de la revista algo sobre esa fotografía. ¿Usted se revaloriza a los paisajes de fotografía de la ciudad?


La estación de Atocha en Madrid es un punto donde se concentran, donde se encuentran y distancian muchas vidas. Atocha es peculiar desde su última reforma de manos del arquitecto Moneo, los espacios interiores más que de paso dan una posibilidad pacífica de encuentro agradable, sus jardines y cafeterías interiores así lo establecen. Los últimos diez años he volado mucho y casi siempre ha sido de ciudad a ciudad, en las ciudades es donde uno se halla con la multifauna humana en su sentido más literal y completo, de ahí mi necesidad de fotografiar instantes aunque estos puedan ser la luz de un momento del día en una calle o terraza. Las fachadas de las ciudades, el mobiliario urbano nos dicen mucho de las personas que la habitan, que la viven.

A estação de Atocha, em Madrid, é um ponto onde se concentram, onde se encontram e se distanciam muitas vidas. Atocha é peculiar desde sua última reforma promovida pelo arquiteto Moneo. Os espaços interiores, mais do que passagem, dão uma possibilidade pacífica de encontro agradável, seus jardins e cafeterias interiores assim os estabelecem. Nos últimos dez anos tenho voado muito e quase sempre, de cidade a cidade. É nas cidades que se encontra a multifauna humana em seu sentido mais literal e completo, daí a minha necessidade de fotografar instantes, ainda que estes possem ser a luz de um momento do dia em uma rua ou numa varanda. As fachadas das cidades, o mobiliário urbano nos diz muito das pessoas que a habitam, que nela vivem.
Estação de Atocha —JMG


6.Participa de algum movimento literário? Algum grupo poético?
¿Usted se agrupó con algunos poetas? ¿Qué grupo? ¿Tú estás solo?


He participado en distintos foros de poesía desde hace unos doce años, pero no estoy plenamente establecido en ningún grupo.

Tenho participado de diferentes fóruns de poesias nos últimos doze anos, porém não estou plenamente estabelecido em nenhum grupo.


7.Considerando que participa ativamente da Rede Social, e da Internet, o que pensa sobre as profecias do fim do livro de papel?
Usted está en Facebook y le gusta la Internet .¿Usted cree al final del libro de papel?


Internet está ahí y nosotros estamos, de quererlo, en sus circuitos; es una posibilidad real en tiempo real de establecer contactos y darte a conocer inigualable; pero no creo que sea el fin del libro impreso, tener un libro sobre la mesa, sobre la mesilla de noche, tenerlo entre las manos es una experiencia única a la cual las nuevas generaciones no tendrían que renunciar y para lo cual pueden ser educados.


Internet está e nós estamos, quer queira ou não, em seus circuitos; é uma possibilidade real em tempo real de estabelecimentos de contatos, promovendo o conhecer de forma inigualável; todavia não creio que seja o fim do livro impresso, ter sobre a mesa um livro, sobre a cabeceira, tê-lo entre as mãos é uma experiencia única a qual as novas gerações não teriam que renunciar e para o qual podem ser educadas.



8.Já tem algum livro publicado? Tem algum projeto nesse sentido?
¿Usted tiene un libro? Tiene un proyecto?


Tengo varios libros, pero nada publicado como un todo, mis publicaciones han sido fracmentos de estos escritos dentro de publicaciones pluridisciplinarias
El proyecto es el trabajo diario y la proyección que la red me ofrece de mostrar diariamente parte de este trabajo.

Tenho sim diversos livros, porém nada publicado com um todo, minhas publicações são fragmentos destes escritos dentro de publicações pluridisciplinares.
O projeto é o trabalho diário e a projeção que a rede me oferece de mostrar diariamente parte dele.


9.Conte-nos da sua apreciação musical; das suas preferências artísticas, na Arte, de um modo geral.
Puedes contarnos un poco sobre sus gustos musicales? ¿Qué es lo que más le gusta de arte? Por lo general, lo que más te gusta?

La música dentro de todas las artes la concibo como la más universal, la que no precisa de ninguna traducción, la pintura y la fotografía también tienen gran parte de esta capacidad ya que uno conecta o no con la obra, se integra dentro de la melodía o no. Los clásicos como Vivaldi, Mozart, Brahms, etc. Son mis predilectos, aunque también disfruto de Bob Dylan, Leonard Cohen, Buika, etc. No es justo dar nombres porque para ello tendría que llenar un montón de páginas.


A música, entre todas as artes, a concebo com a mais universal, a que não precisa de nenhuma tradução. A pintura, e a fotografia, também têm grande parte dessa capacidade, que alguém coneta-se ou não com a obra, integra-se ou não na melodia. Os clássicos, como Vivaldi, Mozart, Brahms, etc, são os meus preferidos, ainda que também desfruto de Bob Dylan, Leonard Cohen, Buika, etc. Não é justo dar nomes, pois para isso teria que preencher milhões de páginas.



10.Acredita no potencial transformador da arte sobre o indivíduo?
¿Crees en el poder del arte? Por lo demás, el arte nos cambia?


En elArtereside un gran potencial de desarrollo personal y de unificación de civilizaciones. Creo que una sociedad-civilización sinArtedifícilmente puede llegar a un grado de felicidad.
Indudablemente el arte nos cambia, el arte, entre otros potenciales, tiene un poder curativo, sanador, integrador que elevan a la persona incluso en los momentos más difíciles de su existencia.


NaArtereside um grande potencial de desenvolvimento pessoal e de unificação de civilizações. Creio que uma sociedade&civilização semArtedificilmente pode chegar a um grau de felicidade.
Indubitavelmente, a arte nos modifica. Ela, entre outros potenciais, tem um poder curativo, terapêutico, integrador, que eleva a pessoa, inclusive nos mais difíceis momentos de sua existência.

A Ave Fênix — Pintura de JMG


11.Você tem um blog? Um site? Caso tenha um blog, conte-nos como surgiu a ideia dele, e quais coisas gosta de postar?
¿Tú tienes un blog? Si usted tiene un blog... ¿Cómo apareció? ¿Qué cosas le gusta escribir en el blog? ¿Usted también tiene un sitio?


No, no tengo un blog, fue una idea que empezé hace años pero abandoné. Tan sólo dispongo de un inicio de página web: www.danfaust.es

Não, não tenho um blog. Foi uma ideia que comecei faz alguns anos, mas abandonei-a. Apenas disponho de um início de página na WEB: www.danfaust.es




12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual é a sua Palavra fiandeira?
Escribe el mensaje final aquí. ¿Cuál es su Palavra fiandeira?


No hay un mensaje final, creo que todo, en cada uno de nosotros está aún por decir, sobre todo por hacer, hay muchas palabras, pero esencialmente es el amor concebido dentro y para la felicidad. El ser humano podría ser educado para ser feliz y no tan sólo un engranaje de la maquinaria de producción. Nuestro mundo puede realmente, de un modo tangible, ser distinto, ser mejor.


Não uma mensagem final. Creio que tudo, em cada um de nós, está ainda por ser dito. Sobretudo, por fazer. muitas palavras, porém, essencialmente, é o amor concebido dentro e para a felicidade. O ser humano poderia ser educado para ser feliz e não apenas ser uma engrenagem da maquinaria de produção. Nosso mundo pode realmente, de um modo tangível, ser diferente, ser melhor.

Deep Blue  — JMG

-----------------------------------------------------------------

PALAVRA FIANDEIRA
Revista de Literatura e Artes
EDIÇÃO SEMANAL AOS SÁBADOS
Edição 73 —JERONI MIRA GALMÉS
Palavra Fiandeira:
Publicação Digital
Fundada pelo 
Escritor Marciano Vasques
_________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário