EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

PALAVRA FIANDEIRA — 101




PALAVRA FIANDEIRA

REVISTA LITERÁRIA VIRTUAL

Publicação digital de Literatura e Artes

EDIÇÃO  101

ANO 4 —Nº101 —02 FEVEREIRO 2013
EDIÇÕES AOS SÁBADOS

REGINA SORMANI



1—Quem é Regina Sormani?

Como já disse anteriormente, sou uma pessoa que não desiste nunca. É verdade e quero acrescentar que, além disso, aprecio as coisas simples, tais como a vida no campo. Adoro cuidar do meu jardim, minha horta e pomar. E, estando ao lado da minha família, isso me deixa ainda muito mais feliz.
Regina Sormani com amigos.

2—Quais as lembranças que guarda de seu tempo de coordenadora da AEILIJ?, e diga, simplificadamente, o que é a AEILIJ.

Uma boa lembrança é a da conquista de um espaço para os associados dentro do Estande das Entidades Apoiadoras, a convite da CBL, durante a Bienal do Livro de 2010 em SP. Foi muito prazeroso ver escritores e ilustradores de Sampa e das demais regionais, ali reunidos, mostrando seu trabalho, autografando, recebendo os leitores.  AEILIJ é a associação de escritores e de ilustradores de literatura infantil e juvenil já com 13 anos e da qual sou associada.
Com o escritor e amigo Edson Gabriel

3—Uma das realizações da sua gestão foram as homenagens na Assembleia Legislativa. Tatiana Belinky, Nelly Novaes Coelho são alguns dos contemplados nesses eventos. Diga o que significou esse projeto para você e como surgiu a ideia.

A ideia inicial veio do escritor Edson Gabriel. Ele trabalha na Assembleia Legislativa de São Paulo com o deputado Giannazi que, por sua vez, gentilmente, nos ofereceu sua ajuda. Dessa forma, formamos uma bela parceria e, durante quatro anos desenvolvemos um projeto de homenagens à personalidades ligadas à literatura. Essa foi uma importante iniciativa da regional paulista da AEILIJ.
Tatiana Belinky ©

4—Antes de se tornar autônoma, PALAVRA FIANDEIRA surgiu inserida no blog que você tão bem administrou. Como sempre foi uma leitora da revista, poderia dizer quais as entrevistas que lhe foram de alguma forma marcantes, tirando a sua, naturalmente?

Sou fã da PALAVRA FIANDEIRA, você sabe. As primeiras entrevistas, com a Tatiana Belinky e o Bartolomeu Campos Queirós me cativaram pela sua espontaneidade e simpatia.
capa de PALAVRA FIANDEIRA
5—Sempre reparei um carinho todo especial de sua parte para a página CANTO&ENCANTO DA POESIA, o que traduziu uma queda sua pela poesia infantil, isso confere?

Sim, o Canto&Encanto é a minha página, porque eu realmente gosto de me comunicar pela poesia. Entretanto, preferi abrir a página a todos os associados que queiram enviar seus poemas. Você já esteve por lá, lembra?


6—Seu VICE&VERSA reuniu autores, ilustradores, editores, e, isso que foi a novidade, um entrevistando o outro. Fale-nos, por gentileza, um pouquinho dessa sua criação.
O Vice-Versa sempre recebeu muitos elogios. É mesmo uma novidade, com os dois participantes entrevistando um ao outro. Em 2011, o Vice completou três anos, sem falhar uma vez sequer. Se eu tiver alguma novidade a respeito, com certeza divulgarei.

7—Sua ideia do conto coletivo, o “Primavera em Sampa”, acabou resultando num “Almanaque”. Poderia, por favor, nos contar essa trajetória, desde a ideia inicial.

Convidei os associados de Sampa para criar contos coletivos em 2009 e 2010. Em homenagem a eles e à cidade que acolhe a todos, o projeto foi denominado Contos Coletivos Primavera em Sampa. Para abrigar os textos, montei uma revista virtual que batizei de Almanaque Primavera em Sampa que continua no ar.

8— Quais foram as grandes alegrias durante a sua coordenação da Regional? Você se sentiu plenamente realizada? Tem algo que gostaria de ter feito e não conseguiu?

Olha, tenho certeza absoluta de ter tentado fazer sempre o melhor para associação e associados. Gostaria, sim de ter realizado mais eventos, feiras, exposições. Utilizei a lista regional e o blog como instrumentos para aproximar escritores e ilustradores que até pouco tempo mal se conheciam. Mas, na realidade, nunca foi fácil. São Paulo, com quase oitenta associados ainda não tem autonomia financeira e esse fator pesa muito, na hora de agilizar um projeto, realizar uma viagem ou evento importante.


9.Pessoas novas surgiram, bons amigos, gente que se revelou, como Simone Pederson. Eis uma das conquistas do blog e da sua atuação. Aproximar pessoas, enlaçar autores com o laço da amizade. Esse foi de fato também um de seus objetivos?
Sem dúvida. Eu me empenhei muito para fazer com que os escritores e ilustradores do interior do estado e litoral participassem das reuniões, dos eventos e do blog. Temos profissionais excelentes e participativos. Deixo um beijo pra todos.
Simone, amiga da escritora

10. Estivemos juntos nas páginas de POESIAS A GRANEL. O que representa para você esse livro?



O livro de poesias para colorir Poesias a Granel que produzimos juntos, com ilustrações do Marchi, desde que foi lançado na Bienal do livro de SP,  tem me proporcionado muitas alegrias. Estive, recentemente, na Feira Literária de Agudos, minha terra, no interior do estado, e, conversando com os pequenos leitores, pude constatar que esse livro é um sucesso, de vendas e de público. Um retorno maravilhoso.
Em Agudos, com o livro POESIAS A GRANEL
Em Jaú, na bela livraria Espaço União, a TV local cobriu o evento e as imagens do nosso livro entraram nos lares jauenses. Eu soube também que Poesias a Granel está sendo recomendado para leitores da terceira idade, pois, sendo um livro para colorir, proporciona, além do lazer, a possibilidade do exercício manual, 
Estou muito feliz com esses resultados.
Regina no Pré-lançamento do livro POESIAS A GRANEL

11.Tem algum projeto que possa já divulgar aqui na FIANDEIRA?
Para 2013, pretendo lançar dois livros juvenis, ainda sem data acertada. Um deles, de ficção científica, contando as aventuras de três colegas que percorrem a cidade (fictícia) em busca de um amigo desaparecido. Será um edição do autor e as ilustrações serão do Marchi.
O outro, uma história muito divertida, em forma de poesia, será publicado por uma editora da capital. Para este livro, a editora vai escolher o  artista que fara as ilustrações, É uma boa solução para não sobrecarregar o  ilustrador da casa rsrs. Assim que tudo estiver pronto, divulgarei com mais detalhes.

12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual é a sua PALAVRA FIANDEIRA?

Queridos leitores da PALAVRA FIANDEIRA.! Parabéns pelo bom gosto! PALAVRA está cada vez melhor. Quero convidá-los para conhecer minha revista virtual. Acessem:
http://almanaqueprimaveraemsampa.blogspot.com.br/


Na Bienal do Livro de 2013, autografando POESIAS A GRANEL

No Pré-lançamento do livro POESIAS A GRANEL

No interior de São Paulo, divulgando a obra POESIAS A GRANEL, em oficina poética

PALAVRA FIANDEIRA
Publicação digital de artes e literatura
Edições aos sábados
Edição 101 — REGINA SORMANI
PALAVRA FIANDEIRA
Fundada pelo escritor Marciano Vasques


Nenhum comentário:

Postar um comentário