EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sábado, 8 de junho de 2013

PALAVRA FIANDEIRA 119


" [ ...] nosso coração não é breve, é infinito e deliciosamente incompleto."





PALAVRA FIANDEIRA

REVISTA LITERÁRIA VIRTUAL

Publicação digital de Literatura e Artes

EDIÇÃO  119


ANO 4 —Nº119 — 10 JUNHO 2013
EDIÇÕES AOS SÁBADOS

MARA PITTALUGA



1.Quem é Mara Pittaluga?
Sou a poeta da beira do lago Lermen, cidade de Itaara, RS. Sou o que a vida pede. Sou da família, dos amigos, da natureza, da arte, e da poesia. Procuro viver intensamente cada momento, cada emoção. Choro quando tenho vontade, sorrio quando meu coração se alegra, viajo em meus pensamentos, tento realizar meus sonhos e compreender meus devaneios. Busco o amor e a felicidade acima de tudo...


2.Poderia, gentilmente, comentar sobre o seu primeiro livro?
Meu livro é de conteúdo lírico, que interage com a natureza. Algumas pinturas também voltadas para a natureza, para o belo. Meu livro nasceu à beira de um lindo lago, e viverá para sempre, porque literatura e arte não morrem, jamais!



3.Dedica-se à pintura, e mais recentemente à literatura, escrevendo poemas. O que a motiva para a arte?
Para cada pintura, um poema. Amo pintar, amo escrever. Esse é meu mundo, esse é meu viver. Sou motivada pela emoção de existir. A vida é uma arte!



3.Vive num lugar com lagos, pássaros, natureza. Acredita que a natureza, isto é, o meio ambiente, possa de fato influenciar a criação de um artista?
A natureza é a mais bela criação. Nela encontramos as cores, os sons, os movimentos, os sentimentos... a verdade. A natureza inspira amor e vida, arte e poesia.


4.Lançou um segundo livro, poderia nos tecer algumas palavras sobre ele?
Poemas à Beira do Lago (volume 2),terá como conteúdo: poemas, crônicas, pinturas, fotos do lago, ou seja, mais completo na minha concepção. Quanto mais o tempo passa, mais experiências vamos adquirindo, e mais conteúdo vamos acrescentando. A literatura acompanha nosso amadurecimento, nossa evolução espiritual, nosso crescimento interior. A literatura caminha junto, navega junto, voa junto com o escritor. Eterna companheira do ser e do viver.



5.Quando esteve em São Pauto, para a Bienal do Livro, encantou-se com o metrô, e passeou pela cidade. Que impressão levou de Sampa?
São Paulo é uma cidade linda. Fiquei encantada, olhava tudo com admiração, abraçava tudo com o coração. Cidade grande, povo acolhedor, apesar da correria do dia a dia. A Bienal foi um sonho realizado, um conto ligeiro, mas eterno no meu coração. Voltei com uma bagagem de novos conhecimentos, novos pensamentos, novas perspectivas.
São Paulo sob o olhar de Mara Pittaluga


6.Considera-se vaidosa. E também romântica. Quais seriam os atributos de um relacionamento num ideal de romantismo no mundo contemporâneo? E qual a importância da beleza entre os valores da vida? Acredita, finalmente, ser o romantismo necessário atualmente?
Sim, sou muito vaidosa e também romântica . Vaidosa no sentido de cuidar do corpo físico. É difícil atribuir valores para um relacionamento ideal, já que o ideal não existe, está sempre além. O que se espera é a valorização das emoções e sentimentos. Individuais e sociais. O “sonho” sempre será exaltado como busca deste ideal que todos procuram e proclamam. Expresso a realidade e exalto a natureza através do sentimento. A natureza purifica meu” eu” lírico. A beleza é essencial a vida e a poesia. Acredito que, o que ainda não é belo, um dia será. Tudo depende de como é visto, de como é percebido. O romantismo nunca será dispensado, a realidade sem romantismo é nada. Meu lado romântico me sustenta, me leva para o oceano dos sonhos, me faz navegar, e enfrentar as ondas da vida.




7.Já participou da Feira do Livro de Santa Maria? Qual é para você o significado  de participar desses eventos literários?

Participar de eventos literários significa apresentar a própria essência através da literatura, da poesia. Significa acreditar num mundo melhor, com mais educação, mais oportunidades, mais justiça, mais amor.
Mara Pittaluga na Bienal do Livro, em São Paulo


8.Num tempo de twitter, quando a mensagem tem que ser veloz e breve, com pouquíssimas palavras, como uma urgência destrambelhada ou um Haicai sem alma, os romances estão vendendo cada vez mais. E alguns autores vendem milhões de livros, como o Dan Brown. Assim, diante dessa suposta contradição contemporânea, qual é futuro do romance no mundo. Ele terá sempre vez?
Acredito que sim ,o romance sempre terá vez. As pessoas em suas urgências não conseguem satisfazer suas necessidades interiores. A ferramenta tecnológica nos coloca diante do mundo para sermos glorificados ou apedrejados . Não podemos reduzir nossos anseios , nossos medos e sentimentos a meia dúzia de palavras que não dizem a integralidade do que somos. O romance jamais morrerá, porque nosso coração não é breve, é infinito e deliciosamente incompleto.

9.Atua na Rede Social, postando mensagens e imagens diariamente. É certo que a Rede revolucionou a forma como os humanos se comunicam. O que pensa da Rede, de um modo geral? É possível atualmente alguém ficar fora dela?

Para tudo existe um propósito, uma finalidade. A rede social já faz parte do nosso viver, mas é preciso utilizá-la com inteligência e discernimento.



10.Tem algum projeto literário que possa revelar ou alguma exposição de arte?
Participar de varias antologias, exposições , feiras, etc
Cito algumas:
Antologia da CAPOSP – Casa do Poeta de São Pedro do Sul
Antologia da CAPOSM – Casa do Poeta de Santa Maria
Jornal Letras Santiaguenses
Exposições de artes, com o Ateliê de Pintura Marília Chartune Teixeira



11.Está sempre rodeada de amigos, inclusive nos lançamentos de seus livros. Acredita que um dia as amizades virtuais poderão alcançar o calor das amizades ao vivo, ou isso, de alguma forma, já acontece?
Sim, já acontece. Muitos amigos(as),que antes eram virtuais, hoje são reais e presentes na minha existência. É maravilhoso ter essa sensação de encontro, de conhecimento, de troca, de amizade, de ternura e respeito. O importante é saber conduzir a amizade com sabedoria, sendo ela virtual ou real. Conheci muitos amigos virtuais no lançamento do meu primeiro livro. Só emoção e prazer!



12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual a sua Palavra Fiandeira?
A LUZ AINDA NÃO APAGOU

Mara Pittaluga

O tempo passa, os conceitos mudam, as opiniões tornam-se cada vez mais adversas, as trajetórias são opostas e o mundo está sofrendo constantes decadências por razão das injustiças sociais, das drogas, dos sequestros e de tantas outras coisas que tornam o homem tão pequeno de espírito.
Saber distinguir o que nos traz paz do que nos leva à degradação, é tarefa exclusivamente nossa. Por isso, somos seres racionais e capazes de lutar por um mundo mais humano.
As divergências existem, mas a sede de entrarmos num entendimento e de juntos buscarmos a harmonia supera o nosso prazer pela individualidade.
Dissimular aquilo que nos transmite insegurança, medo, aflição, é sinônimo de jogarmos com a existência e estamos aqui para acertarmos e não para pormos um fim
naquilo que chamamos de consciência.
Venha comigo, vamos contestar e provar ao mundo que o respeito à vida não acabou, que as esperanças não terminaram e que a luz ainda não apagou!
Venha comigo, vamos colocar uma pitadinha de amor em cada coração, porque esse é a estrutura de tudo!


PALAVRA FIANDEIRA

PUBLICAÇÃO DIGITAL DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
EDIÇÕES SEMANAIS, AOS SÁBADOS
PALAVRA FIANDEIRA: LITERATURA E ARTES

FUNDADA PELO ESCRITOR MARCIANO VASQUES

EDIÇÃO 119  — MARA PITTALUGA









3 comentários:

  1. Novamente aqui o Marciano Vasques se revela também ele poeta enquanto entrevista a poeta Mara Pittaluga. Muito boa essa conversa, esse aprendizado a três. Ms. Pittaluga revela-se, expõe-se, declara-se. E nisso tudo vemos a beleza de quem vive o Belo, para o Belo, como Belo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que beleza e te ver brilhar na entrevista amiga Mara, tua sensibilidade sempre trás a tona teu grande coração de artista e poeta, Você é a própria poesia , só me resta parabenizar Palavra Fiandeira e seu criador Marciano Vasques . Adorei mesmo!

    ResponderExcluir