EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sábado, 14 de setembro de 2013

PALAVRA FIANDEIRA 133






abordo temas bem diversificados em tudo quanto escrevo, sempre procurando utilizar uma “aura positiva” que é a marca de minha vida diária.







PALAVRA FIANDEIRA


PUBLICAÇÃO DIGITAL DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA E CULTURAL
ARTE, EDUCAÇÃO E LITERATURA
EDIÇÕES AOS SÁBADOS
ANO 4 —EDIÇÃO 133

AURI ANTONIO SUDATI


1.Quem é Auri Antonio Sudati?
—Sou um professor, poeta, escritor, ativista cultural e conferencista.



2.Publicou um livro chamado "A Nova Fábrica de Historinhas". Pode nos contar algo sobre essa obra?

—Foi meu primeiro livro infanto&juvenil, editado em 1980. Sete historinhas fazem parte deste livro. Entre elas, "O Tesouro do Arco-Íris"; "A Sensibilidade do Orlando e o destino do Navimar"; e "O Maior Herói do Mundo". Seguiram-se, após, muitos outros livros. Já editei, até agora, 21 livros infanto-juvenis, intercalando poemas e historinhas.







3.Recebeu vários prêmios literários em sua trajetória. Qual a importância, além da satisfação pessoal, que pode um prêmio representar na carreira de um escritor?

     —Os prêmios literários que conquistei ao longo de minha vida de escritor foram um grande estímulo para que eu continuasse a editar livros, não só para crianças, porque tenho, também, participação em cerca de 100 Antologias, com poemas, contos e crônicas, para jovens e adultos.

4.Foi o Patrono da Feira Municipal do Livro de São Francisco de Assis. Pode, gentilmente, nos falar desse evento em sua vida?
     Isso foi no ano de 1998, foi a primeira Feira do Livro em que fui Patrono, fiquei muito emocionado! Depois, seguiram-se muitas outras, já fui Patrono de umas 8 Feiras do Livro e isso me deixa muito contente. São Francisco de Assis-RS é um município onde residi por cerca de 20 anos, cursando o primário, o ginásio e o segundo grau nesse município, depois fui fazer Curso Superior em Uruguaiana-RS, onde cursei Letras e fiz Pós-Graduação em Teoria da Literatura. Depois, morei em Santiago-RS e, atualmente, resido em Santa Maria-RS.



5. Fale desse curioso espectro de influências em sua carreira, que começa com Manuel Bandeira e chega aos Beatles.
   —As grandes influências em minha vida foram Manuel Bandeira, Lúcio Cardoso, Alphonsus de Guimaraens Filho, Monteiro Lobato, William Wordsworth e o conjunto musical inglês The Beatles. Aliás, a maior influência de todas foi o conjunto The Beatles. Os Reis de Liverpool  tiveram importância tão grande em minha vida que determinaram até minha profissão: fiquei  Professor de Inglês, exerci essa profissão, devido à influência dos Beatles.

6. É integrante de uma Casa de Poetas em Santa Maria. Quais as atividades desenvolvidas numa Casa de Poetas?
       Sou o atual presidente da Casa do Peta de Santa Maria-RS, gestão 2012-2014. As atividades de uma Casa do Poeta são muitas: Cafés Literários, já organizamos 548 Cafés Literários nesses 11 anos de existência de nossa Casa do Poeta, além de Projetos de estímulo de leitura em escolas, saraus literários, Feiras do Livro, Jornadas Literárias, Projetos de estímulo ao Folclore, e um número elevado de outras atividades culturais que participamos quase que diariamente.



7.Quantos livros publicou e quais as suas abordagens ou a sua predominante temática?
    Editei até agora, 21 livros infanto-juvenis, os mais recentes foram “Coração Criança” e “A Fada Distraída” (este, em parceria com uma professora e com alunos do 5º ano de uma escola de Itaara-RS) em 2012 e, no corrente ano de 2013, “Os Navios Invisíveis” e “A Bruxa Malvina que de Má não tinha nada”,(este, também, em parceria com duas professoras e alunos do 5º ano de uma outra escola municipal de Itaara-RS, e que  será editado nos próximos dias. Além disso, tenho participação em cerca de 100 Antologias, com poemas, contos e crônicas para jovens e adultos. A temática que utilizo é bastante diversificada, tanto na linha infanto-juvenil como na linha para adultos: a vida, os sonhos, as vivências, a natureza, os anseios, as alegrias, o cotidiano, o amor, o otimismo, a preservação da natureza, os valores, a amizade, a superação de obstáculos, brincadeiras da infância, enfim, abordo temas bem diversificados em tudo quanto escrevo, sempre procurando utilizar uma “aura positiva” que é a marca de minha vida diária.



8.Tem preferência por algum gênero literário?
   — O gênero lírico, essencialmente poético, no qual retrato toda a subjetividade, um “eu-lírico” que extravaso, que vai além de mim mesmo.

9. Estive no Sul, em Bento Gonçalves e fui testemunha de um forte sentimento de união entre os poetas e trovadores gaúchos. Isso confere?
   Depende da região. As demais regiões do Estado, eu não conheço a realidade, mas nós aqui em Santa Maria, podemos dizer que somos UNIDOS, porque temos parcerias com diversas entidades nos eventos literários e culturais que participamos, na cidade e na região, o que colabora para o sucesso de nossa Casa do Poeta de Santa Maria e dos eventos que participamos.

10. Aprecia a Literatura Infantil? Pode nos narrar algum livro que tenha lido na infância e considera ter sido importante em sua vida?
     Sou apaixonado pela literatura infantil,- e também infanto-juvenil, - tanto que já editei 21 livros nessa linha, e a grande influência, nessa área, foi Monteiro Lobato, que influenciou praticamente toda a geração de escritores infanto-juvenis de minha época. A literatura infanto-juvenil é importante em minha vida, porque gosto muito de crianças e, através dos poemas e historinhas, procuro torná-las mais felizes.



11.”Poemas da Caixinha Azul” parece ser um livro encantador. O que nos poderia contar sobre ele?
   —“Poemas da Caixinha Azul”, um dos livros de poemas infanto-juvenis que editei, é um de meus favoritos, adoro esse livro, foi editado em 1997, quando eu ainda residia em Santiago-RS. Residi (e lecionei) por quase 30 anos no município de Santiago, foi lá que lancei meus sete primeiros livros infanto-juvenis. Há, nesse livro, “Poemas da Caixinha Azul”, poemas que até hoje me emocionam muito, como “Oração do Pássaro de Asas Quebradas” ,”Na Janela daquele Castelo”, “Lua-Menina”, “Boa Noite, Marcelinho!”,”Amor, a Palavra Mágica”, “Poema do Fundo do Mar””, enfim, considero-os poemas da melhor qualidade que produzi até hoje.



12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual é a sua PALAVRA FIANDEIRA?
       —“Quem lê, transforma sua vida num diálogo permanente consigo mesmo, com as pessoas, com a natureza e com Deus.”

PALAVRA FIANDEIRA

ANO 4 — 133 
AURI ANTONIO SUDATI


PALAVRA FIANDEIRA:
Fundada pelo escritor
Marciano Vasques
Marciano Vasques é autor de O VOO DE PÉGASO e outras obras


AURI ANTONIO SUDATI 

EDIÇÃO DE 13 DE SETEMBRO DE 2013

Em Outubro PALAVRA FIANDEIRA COMEMORA CINCO ANOS


      


Um comentário:

  1. Parabéns Marciano! Através das palavras que tecem rimas, poesias, histórias, apresentas uma pessoa excepcional: Auri Sudati, um homem apaixonado pelas letras, pela cultura, comprometido com a educação e com a difusão da produção literária.

    ResponderExcluir