EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sábado, 2 de junho de 2012





PALAVRA

FIANDEIRA


REVISTA DIGITAL LITERÁRIA SEMANAL



ANO 3 — Nº 68



02 de JUNHO de 2012




"Meu interesse pela literatura infantojuvenil nasceu da minha necessidade de dialogar melhor com as crianças e os jovens."

NELSON ALBISSÚ


1.Quem é Nelson Albissú?

Nasci na madrugada fria e paulistana de 31 de agosto de 1948.
Quando menino queria ser marinheiro. Não deu certo, mas confesso que a magia do mar ainda me encanta. Com isso, vivo lançando âncoras em portos seguros ou onde encontro poesia.
Tímido, aos nove anos de idade, pensei que o mundo viria abaixo quando minha professora me mandou levantar para assumir autoria da redação que ela elogiava. Foi nesse tempo que aprendi amar os livros.
Sou graduado em Administração de Empresas e também em Direito, mas do advogado tenho apenas o diploma no canudo e a carteira da OAB num canto da gaveta. Minha formação mais mágica é de mestre em Artes Cênicas, na Universidade de São Paulo.
Depois de 25 anos de trabalho na indústria, comecei a contar histórias de pessoas, bichos, fadas, objetos e cidades.
Hoje, sou escritor, dramaturgo, professor universitário de Teatro, cronista e diretor de cultura da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes.
Tenho publicado cinco dezenas de livros, em várias editoras. Escrevi algumas peças de teatro que foram encenadas por mim e por outros diretores. Ganhei alguns prêmios, títulos e tradução para o espanhol.
Sou um homem urbano, cada vez mais amante das artes. Amo as cidades com suas belezas, facilidades, complexidades e contradições. Mas a vida no campo tem me encantado cada vez mais.
Amo bichos, crianças, velhos e livros.

2.Teve um de seus livros indicado para trabalhar práticas de inclusão. Pode nos falar dessa indicação e qual foi a obra?

A indicação foi do meu livro PAIS E MÃES – da minha Coleção NOSSA FAMÍLIA, publicada pela Cortez Editora, mas a maioria dos meus livros, peças teatrais e crônicas são de inclusão. Sempre tive uma preocupação muito grande com o idoso. Sou obstinado com as questões das crianças e dos idosos. Não suporto ver ninguém marginalizado.



3.Atualmente, é Diretor de Cultura, em Mogi das Cruzes. Poderia nos contar um pouco sobre o seu trabalho como Diretor de Cultura? O que é o Festival de Inverno Serra do Itapety?

Nessa secretaria criei, desenvolvi e a cidade mantêm vários projetos de teatro, dança, música etc. Um projeto que me orgulho muito é o PIRIMPIMPIM, que oferece semanalmente duas apresentações de teatro infantil, totalmente gratuita. Além dos eventos, tenho sempre a preocupação com a formação das pessoas na área artística, arquivo histórico, patrimônio, museus e demais atividades ligadas à cultura, artística ou não. Pessoalmente e profissionalmente, meus interesses culturais extrapolam a literatura e o teatro, áreas que atuo na vida. 

4.Quantos livros já publicou? Mesmo que cada livro seja um filho, poderia destacar algum sobre o qual gostaria de falar algo?

Atualmente tenho 51 livros publicados. Honestamente, não sei apontar os que mais gosto. Basta eu encontrar leitores de um livro meu, acho que aquele é o melhor. No entanto, segundos depois se encontro outro leitor de outro livro, a minha sensação de amor muda. Portanto, gosto mesmo de saber que o livro cumpriu seu papel de ser lido.

5.Lançou um livro inspirado num clássico de Shakespeare. Poderia, por gentileza, contar aos leitores da Fiandeira, que livro é esse, e falar sobre o seu conteúdo?

Esse livro shakespeariano é A TEMPESTADE. Ele faz parte de coleção que propus para Editora Elementar, intitulada TEATRO DE SHAKESPEARE EM CONTOS. Nesta coleção juvenil já estão prontos para publicação, os títulos ROMEU E JULIETA e O MERCADOR DE VENEZA

6.Já atuou como ator e diretor teatral. Nos fale dessa sua vivência com o teatro.

Sou mestre em Artes Cênicas, formado pela Universidade de São Paulo. Antes disso já escrevia e dirigia teatro. Nunca quis ser ator. Não sou bom nisso. Minha área é a dramaturgia e a direção de espetáculos, que me deram muitas alegrias, amigos e alguns prêmios. Alguns dos meus textos foram premiados, montados e viraram roteiros de cinema. Como diretor teatral, sou eclético dirijo clássicos e populares, infantis e adultos, textos meus e de outros autores. Após uma tragédia grega, posso montar um espetáculo cômico de rua.

7.Atua na internet, está na Rede Social, tem uma ampla participação no universo virtual da informática. O que pensa sobre o e-book, e como encara as previsões ainda insistentes sobre o fim da era do livro de papel?

Acho a internet uma grande invenção, para os mais diversos fins. Privilegio a comunicação por e-mail e pelo facebook. Por isso nunca tive celular. Quanto ao e-book, deixando todo o romantismo e carinho pelo livro impresso, acho que ele será o futuro livro.

8.Seu livro”Contos de Mistérios e Assombros” tem algo a ver com uma infância regada pela oralidade popular ou o gosto pelos assombros tem alguma outra origem? Como surgiu o interesse por escrever esse livro?



Uma grande parte dos meus livros está voltada para Cultura Popular, CONTOS DE MISTÉRIOS E ASSOMBROS, publicado pela Cortez Editora, é um deles. É um livro composto por trinta e três contos, que pesquisei ou sabia desde quando eu era menino. São contos que têm origem na oralidade do nosso povo. Escrevi esse livro com a pretensão de que esses contos não se perdessem com o fim dos contadores.



9.A partir de qual momento passou a se interessar pela Literatura Infantil?

Meu interesse pela literatura infantojuvenil nasceu da minha necessidade de dialogar melhor com as crianças e os jovens.


10.O que é o projeto CHARALINA de Nelson Albissú?



CHARALINA, publicado pela Paulinas Editora, é um livro a respeito da terceira idade, cuja a personagem principal é uma chaleira, que representa o idoso. Este livro está publicado há vinte três anos, sem alteração. A partir dele nasceu o título da COLEÇÃO CHARALINA, compostas por vários livros de Cultura Popular.




11.Tem fundamento o que andaram dizendo, de que “Poesia não vende"?
Infelizmente, poesia e dramaturgia são pouco publicadas, porque encontram dificuldades no mercado. Se nos currículos escolares houvesse maior espaço para poesia e a dramaturgia, haveria mais publicações, com certeza. 



12.Deixe a sua mensagem final. Qual é a sua Palavra fiandeira?

A minha mensagem é de Felicidade Sempre! E a minha palavra fiandeira é Amor, em suas mais diversas manifestações, a tudo, que a vida nos presenteia. Mas minha palavra final é Obrigado!


Foto de Mayara de Paula, publicada originalmente no jornal 
MOGI NEWS,
na matéria intitulada
 Nelson Albissú lança livro inspirado em clássico de William Shakespeare

     
FESTA DO DIVINO 
—Mogi das Cruzes



                        __________________________

       PALAVRA FIANDEIRA 
— EDIÇÃO SEMANAL
Edição 68 —NELSON ALBISSÚ
Revista digital de Artes e Literatura
Fundada pelo escritor Marciano Vasques
       ___________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário