EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

domingo, 3 de março de 2013

PALAVRA FIANDEIRA — 105



"O contador de histórias é um grande aliado na educação das crianças"

PALAVRA FIANDEIRA

REVISTA LITERÁRIA VIRTUAL

Publicação digital de Literatura e Artes

EDIÇÃO  105

ANO 4 —Nº105 — 02 MARÇO 2013
EDIÇÕES AOS SÁBADOS

CAMILA GENARO
(CONTADORA DE HISTÓRIAS)
A CAIXA SURPRESA!

1.Quem é Camila Genaro?
Camila Genaro é mãe de dois meninos, esposa, dona de casa, educadora, contadora de histórias, oficineira e uma metamorfose ambulante.
Uma pessoa que por algum tempo deixou de ser idealista, para ser realista e percebeu que isso era muito chato e resolveu assumir seu sonho, e o tornou parte de si;
Uma pessoa que adora abraços sinceros e beijos de amigos;
Uma pessoa que tem fé e se decepciona porque cria expectativas;
Mas debaixo de tudo isso (ou em cima), Camila Genaro é mãe de dois meninos, esposa, dona de casa, educadora, contadora de histórias, oficineira e uma metamorfose ambulante!


2.É professora e contadora de histórias. Como consegue conciliar as duas atividades ou elas estão intrinsecamente ligadas, pelo menos no seu caso?
No curso de formação para professores que fiz, o antigo magistério, tinha na grade curricular “artes cênicas”, logo após fiz o curso de contação focando a prática somente na sala de aula. Durante 16 anos de exercício do magistério, as profissões estavam ligadas, porém ano passado, depois de um grave problema de saúde decidi colocar em prática um sonho, uma vontade que eu tinha reprimido durante muito tempo por conta do “bendito” (ou “maldito”) dinheiro: Fazer minha Caixa Surpresa de histórias, sair por aí a procura de olhos atentos para uma boa história.
Hoje, a contação de histórias passou a ser minha profissão e o magistério ficou no passado.


3.Realizou a Oficina “Era uma vez no tempo do vovô”. Pode nos comentar um pouco sobre essa oficina?
Esta oficina tem o objetivo principal de resgatar as brincadeiras antigas num tempo em que as crianças têm a tecnologia à disposição.
Percebo que quando vou narrar alguma história e/ou realizar oficinas em aniversários onde também tem vídeo games e computadores no espaço, tenho muita dificuldade em chamar atenção das crianças.
E durante essa oficina, as crianças confeccionam e aprendem a brincar com pião, Cinco Marias, amarelinha, corda, bolinhas de gude, escravo de Jó...enfim voltam no “tempo do vovô” e o que mais me agrada é que eles se encantam com esses brinquedos e brincadeiras e levam para suas vidas, ensinam os amigos.


4.Contação de História no Clubinho! O que é esse clubinho e como acontece a sua participação?
O Clubinho Casa da Árvore é uma brinquedoteca que fica na Livraria Porto das Letras, aqui de Santos. E foi uma grande parceria que fizemos!
Durante as férias de janeiro, elaborei as atividades para as crianças e adolescentes que frequentam o Clubinho. Todos os dias da semana tivemos atividades, contações, oficinas de arte educação e muita diversão! 
Nossa parceria continua com muito sucesso nos finais de semana e nos eventos da Livraria.


Histórias no "Clubinho"  ©


5.Qual a importância do contador de histórias no mundo atual?
A frase “Era uma vez...” é sempre recebida com muita atenção em todos os lugares onde é citada. O contador de histórias faz com que essa frase crie vida!
O contador de histórias é um grande aliado na educação das crianças, contribuindo para a construção do conhecimento e na formação desse indivíduo enquanto um leitor crítico através do incentivo. Li uma vez que o contador de histórias aperta um botão mágico onde o gosto pela leitura está inserido.
E num mundo onde está tudo muito fácil em termos tecnológicos, apertar este botão mágico está sendo cada vez mais necessário!

6.O que é a Caixa Surpresa?
A Caixa Surpresa é o nome que dei à caixa que me acompanha nas contações levando os objetos da narrativa. Sempre é uma grande surpresa para as crianças: “o que será que tem aí dentro”, escuto.
O nome acabou se tornando o logotipo da Camila Genaro.


7.Já participou de algum evento de “Contadores de Histórias”?

Sim, já participei de alguns eventos pequenos, e outros do ProLer. Gostaria de ter participado de muitos outros, mas como estava na sala de aula nunca consegui. Agora não vejo a hora de recuperar “o tempo perdido”

8.Mora em Santos. Conhece o Beto Fantoches? Já se encontraram?
O Beto é uma figura adorável. Nos conhecemos através das redes sociais e hoje tenho muitos fantoches que ele fez, fazem parte da minha Caixa. E estamos nos organizando para realizarmos alguns eventos juntos, em Praia Grande e Santos.

Beto Arte Fantoches, já um Fiandeiro (Edição 100) —©


Fantoches do Beto são usados nas histórias de Camila  ©

9.No seu trabalho educativo ou como contadora de histórias, como antecede as suas apresentações. De que forma escolhe e decide por uma determinada história?
Primeiro tenho que saber qual a faixa etária das crianças que participarão do evento, os interesses e assuntos mudam conforme a idade. Depois escolho com carinho a história, pesquiso se existe alguma música ou poesia que possam agregar na narrativa. E monto os objetos que farão parte da caixa surpresa.

10.Certamente aprecia a Literatura Infantil. O que poderia argumentar para a Fiandeira sobre essa modalidade de Literatura?
Existem estudos que tem o objetivo de verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Porém no meu dia a dia percebo que as crianças têm muita dificuldade e escolher um livro, ir à biblioteca...e não as culpo porque num determinado momento a leitura se torna utilitária e só. Temos que incentivar nossas crianças a fazer parte dessa parcela da sociedade que lê por ler, por diversão, por gostar. Para as crianças a leitura faz com que um mundo de possibilidades se abra: O faz de conta, a fantasia, a imaginação, a criatividade....
Literatura faz parte da minha vida, sem um bom repertório seria impossível escolher as histórias.

11.Na Rede Social naturalmente proliferam piadas banhadas de estereótipos, assim como muita trivialidade, porém, também muita divulgação artística, muita difusão cultural, além de que a Rede revolucionou a forma como os humanos se comunicam. O que nos poderia dizer sobre como vê essa nova realidade na comunicação, visto que está inserida na Rede?
Um bom exemplo das coisas boas que nos acontecem na rede é essa entrevista. Nos conhecemos (Marciano Vasques e eu) no mundo virtual, através das redes sociais.
As redes sociais têm ajudado demais todas as pessoas que querem oferecer algo, desde um carinho à distância até os produtos mais extravagantes. Essa forma de comunicação facilita a troca de informações, aumenta nosso conhecimento (tanta gente bacana conheci através do facebook!). Mas confesso que sou adepta a um bom abraço, por mim visitaria cada amigo virtual e os tornaria real, assim como aconteceu com o Beto dos fantoches, com a Luciana da Livraria Porto das Letras, a Patrícia Rogélia da loja Amor em Fios...todos amigos virtuais que se tornaram parceiros da vida real!

Amigos de Camila, na vida real
Luciana Papale, da livraria "Porto das Letras" ©

Patrícia Logelia, Loja "Amor em fios"  ©

12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual a sua PALAVRA FIANDEIRA?
Era uma vez, uma professora que leu um texto durante um curso de formação, que dizia assim:
Se eu vivesse novamente minha vida de professor, não teria tanto medo de errar...
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais, correria mais riscos, ‘viajaria’ mais durante as aulas [...]”

E ao longo do texto tinha muitos outros “Se”...e depois de muito ler e reproduzir este texto em relatórios, ela leu com mais atenção o trecho que diz “não teria tanto medo de errar” e logo pensou:
- “Por quê tanto medo de tentar?”
- “Por quê não?”
E deixou algumas coisas, que eram relativamente importantes para trás, para tentar o novo, o improvável (afinal as outras pessoas diziam que ela estava louca).
Num belo dia, com a ajuda de amigos, a professora deixou de lado sua velha profissão e, principalmente, deixou de lado o “Se”.
E vive feliz, todos os dias da sua nova vida!

Desejo a todos os leitores da PALAVRA FIANDEIRA muitos amores, muitos abraços, muitos beijos, muitas cores, muita imaginação, muita cultura, muita arte, muita história, brilho nos olhos, e que o ERA UMA VEZ, continue vivo na vida de cada um independente da idade.


Curso de Libras, entregando certificados  ©

PALAVRA FIANDEIRA
Publicação digital de Literatura e Artes
Edições semanais, aos sábados
Edição 105 
Edição Camila Genaro
PALAVRA FIANDEIRA:
Fundada por Marciano Vasques
Ano 4 de Registros de personalidades contemporâneas da Produção artística e Literária.

5 comentários:

  1. Camila Genaro. uma pessoa maravilhosa que ama muito
    contar historias.tenho muito orgulho em ter meus fantoches ganhando vida pelas suas historias.
    estou muito feliz pela escolha que meu amigo Marciano Vasques fez para ser a palavra fiandeira 105.
    tenho certeza que Jesus nos une para assim podermos fazer aquilo que ele nos pediu.[cuidar de nossas crianças]
    desejo a ti muita saude e perceverança,para muitos historias ainda viver e contar.bjs de luz no seu coração meu e do Yaguinho

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista!!! Camila Genaro conta com um acervo de sabedoria, dedicação e compromisso nas suas contações e demais atividades que se propõe a realizar. Merece todos os créditos como mãe,esposa, profissional e como pessoa, pois sua vida é uma Caixa Surpresa cheia de boas intenções e brilhos...muitos brilhos!!!Parabéns pelo excelente trabalho, beijos do seu marido e admirador, Rogério.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a edição! Muito obrigada pela entrevista e pela oportunidade de divulgar nossa arte!!
    Beijos
    Camila Genaro

    ResponderExcluir
  4. Quanto carinho!!!
    Obrigada, Beto....
    Obrigada, Rô.....fiquei emocionada
    Obrigada, Escobar....muito prazer!!!

    ResponderExcluir