EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sábado, 27 de abril de 2013

PALAVRA FIANDEIRA 113



"...até que um dia me dei conta 
de que desenhar era a minha grande paixão 
e de que gostaria de dividi-la com o mundo".







PALAVRA FIANDEIRA

REVISTA LITERÁRIA VIRTUAL

Publicação digital de Literatura e Artes

EDIÇÃO  113


ANO 4 —Nº113 —27 ABRIL 2013
EDIÇÕES AOS SÁBADOS

CLÁUDIA TOY






1.Quem é Cláudia Toy?

Paulistana, morando atualmente na cidade de São Pedro – SP, aonde vim buscar qualidade de vida, encontro com a natureza, novos amigos, enfim, viver novas histórias. Professora de educação infantil, mas exercendo atividades nas áreas de desenho e artes plásticas.




2. Abril é o mais importante mês para a literatura infantil. Temos o dia Internacional, e o dia Nacional do livro infantil. Aprecia a Literatura Infantil? Costuma lê-la? Pode nos falar algo sobre essa modalidade literária? Acredita que seja uma leitura apenas para crianças?
Adoro a literatura infantil, e tendo filhos em idades diferentes (3, 11, 16 anos), tenho a oportunidade de acompanhar suas leituras apreciando cada uma destas fases. Acredito que os livros infantis não são só para crianças. Suas estórias nos trazem de volta o encanto, a fantasia,emoções que nos remetem à nossa infância e que por vezes esquecemos. É muito bom reviver estes sentimentos ao lado de meus filhos e de outras crianças, presenciar o efeito que um livro pode trazer a eles.



3. Abril tem ainda o “Dia Mundial do Desenhista”. Você é desenhista. Como surgiu em sua vida essa paixão pelos traços?
O desenho faz parte da minha vida desde criança. Amava os livros, vivia suas estórias e me encantava com as ilustrações. Quando adulta, exerci outras profissões, até que um dia me dei conta de que desenhar era a minha grande paixão e de que gostaria de dividi-la com o mundo.





4. Produz Histórias em Quadrinhos. Fale, por gentileza, um pouco de suas tiras.
Comecei a desenhar tiras bem cedo, era primeiramente uma grande fonte de diversão para mim e os que me cercavam. Com o tempo, entendi que através delas, de maneira simples e direta, podia passar mensagens importantes e passei a publicá-las em jornais.



5. Já ilustrou algum livro infantil?
Sim. Uma coleção infantil da escritora Isabel de Azevedo. Escrevi e ilustrei livros infantis que estão com o projeto em andamento.


6.”Histórias do Mundo” é uma tira criada por você. Conte aos leitores da Fiandeira como surgiu essa ideia, e qual é a sua, ou as suas abordagens sobre o tema.
Quando criei as tiras “Histórias do Mundo”, não queria estar presa a um só tema. Foi então que tive a ideia de juntar fatos e personagens históricos a situações atuais, cotidianas. Também me inspirava em notícias de jornais e TV que achava interessantes. Sempre procurei ser ética, trazendo aos leitores um humor leve, de fácil entendimento, agradando e tirando sorrisos de adultos e crianças, o que aliás, é minha grande satisfação.



7.Lê Poesia? Acredita que ela seja necessária nas sociedades contemporâneas?
Acredito que a poesia seja parte da essência humana. Como ilustradora, sou parte integrante do projeto editorial do livro de poesias “Receitas de Prazer”.


8.Algo curioso acontece atualmente: na época do Twitter, quando os textos são cada vez menores e “ninguém tem mais tempo pra ler” os romances longos estão vendendo cada vez mais. A que atribui tal fato? Tem uma ideia formada?
A tecnologia chega a nós de forma avassaladora, vemos nascer todos os dias, celulares e computadores que antes só imaginávamos em estórias de ficção científica. Tudo em função da necessidade de se comunicar, localizar pessoas e lugares rapidamente, para não se perder tempo, dinheiro. Ler um romance e deixar-se envolver por sua estória, passa a ser um momento único, insubstituível. É quando nos permitimos entrar num mundo à parte, vivenciando novas emoções.


9.Já sonhou em ter uma revista em quadrinhos própria?
Já desenvolvi alguns personagens, visando uma revista em quadrinhos própria. Um projeto que desejo realizar futuramente.



10. Atua na Rede Social. O que pensa sobre ela. Acredita de fato que a Rede aproxima as pessoas? Qual seria, para você, o maior benefício da Rede?
Acredito que a função da Rede Social é aproximar as pessoas e para mim, esse é o maior benefício. Hoje temos a possibilidade de nos unirmos a grupos de pessoas com os mesmos interesses, as mesmas ideias,mesmo que estejam do outro lado do mundo. Informações nos chegam a todo o momento.


11. Vez em quando se manifesta, através de charges, sobre a Educação. Crê que fora da Educação não tem saída para o indivíduo? E como vê, de um modo geral, a Educação em nosso país?
A Educação é de fato, a única saída para o indivíduo. É através dela que se caminha para o desenvolvimento. Vejo em nosso país, de modo geral uma enorme deficiência neste aspecto. Professores desvalorizados, métodos de ensino defasados, entre outros fatores, contribuem para que a educação deixe de ser prioridade. Lamentável.

12. Deixe aqui a sua mensagem final. Qual é a sua PALAVRA FIANDEIRA?
Acredito que através da arte, possamos contribuir cada vez mais para a nossa sociedade. Um grande abraço ao Marciano Vasques e a todos os leitores da “Palavra Fiandeira”! E foi com prazer especial que participo desta atual edição.

Com a irmã ©

com pessoas queridas ©

PALAVRA FIANDEIRA
PUBLICAÇÃO DIGITAL DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA
PUBLICAÇÃO VIRTUAL SEMANAL
LITERATURA E ARTES
EDIÇÕES AOS SÁBADOS
EDIÇÃO 113 —CLÁUDIA TOY
PALAVRA FIANDEIRA — ANO 4
Fundado pelo escritor Marciano Vasques

Um comentário:

  1. Linda Claudia!
    Mais uma riqueza dos desenhos, nesse Brasil!!!
    Parabéns à autora, e a você, Marciano. Mais uma vez, você arrasou na sua escolha!
    Abraços aos dois e muito sucesso para você, Claudinha!

    ResponderExcluir