EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sábado, 29 de junho de 2013

PALAVRA FIANDEIRA — 122


Voar...


A literatura no mundo de hoje continua encantando... 


A leitura é a “porta de entrada” de toda e qualquer área do conhecimento.

PALAVRA FIANDEIRA

PUBLICAÇÃO VIRTUAL DE LITERATURA E ARTES
PUBLICAÇÃO DIGITAL
EDIÇÕES SEMANAIS
SÁBADO, 29 DE JUNHO DE 2013
ANO 4 — EDIÇÃO 122

GIANI PERES

A Educação é necessária, 
mas nem sempre o ensino é atraente.


1.Quem é Giani Peres?
Uma pessoa simples e feliz, que gosta de brincar, ler e se divertir com o marido e a família. Sou uma pedagoga que acredita na Educação e trabalho há 18 anos nesta área. Já trabalhei com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e Pós-graduação. Atualmente estou como coordenadora pedagógica na escola SESI de Itu/SP (Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos). Atuo também como professora universitária no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio em Itu/SP em diferentes cursos de licenciatura.
Ministro cursos, palestras e oficinas sobre diferentes temáticas educativas, sempre almejando contribuir com uma Educação melhor para as futuras gerações. Escrevo artigos ligados à Educação e também poesia.
Gosto da Educação como um todo, mas tenho uma paixão pela Educação Física, pois envolve o corpo, o movimento, a cultura...
Sou contadora de histórias, leitora fanática de livros e o melhor: Amo o que faço! Ah! E também tenho um sonho (Que acredito que em breve realizarei)... Que é publicar meu próprio livro, sobre temáticas relacionadas à prática educativa do professor.



2.Recentemente estive no SESI de Itu, e vivenciei, entre outras alegrias, o nosso reencontro. Porém você me reservou uma emoção e tanto, ao mostrar preservado o livro que eu autografei e dediquei em 2003, quando no mesmo local estive. Como vê atualmente, essa questão da preservação das coisas que precisam ser preservadas?
A história e a memória são extremamente importantes e devem ser preservadas, pois elas revelam o período de nossa existência na sociedade. Os registros são fundamentais, pois revelam nossas vivências e despertam lembranças daquilo que passamos / vivemos / sentimos e somos.
Como amo os livros... Gosto de organizá-los por temática, assuntos e também tenho a categoria “livros autografados”... Os quais tenho o maior xodó, pois remetem-me aos momentos de troca com os autores e de “beber direto da fonte” dos mesmos. Isso é fantástico!
Livro preservado pela educadora Giani Peres, desde 2003

3.Você é Coordenadora Pedagógica e demonstra ser bem feliz com o que faz. Poderia, gentilmente, nos comentar algo sobre esse seu “ofício”?
Bem, o trabalho na coordenação pedagógica é fascinante e desafiador. Vejo o coordenador pedagógico como um elo de ligação entre diferentes personagens envolvidos na trama escolar. O coordenador funciona como “ponte” para o trabalho com as famílias (sociedade), com os alunos, com os professores e também com a equipe de gestão. Enfim, exerce um papel de articulador dos saberes construídos na escola e também fora dela.
Como gosto muito de ler, procuro desempenhar minha função como “mediadora da leitura”, seja com os próprios alunos, estimulando-os e oferecendo “pílulas diárias” da leitura, emprestando livros e mobilizando. Procuro também mediar a formação continuada da minha equipe docente, proporcionando momentos de estudo e  subsídios teórico-práticos, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e também recentemente estou desenvolvendo um papel de “mediadora da leitura” com os pais, pois a escola fez uma indicação literária e lançamos um convite aos pais para que viessem a encontros na escola para estudarmos o livro e trocarmos experiências. Está sendo sensacional. Os pais estão lendo e vem até a escola para compartilhar suas leituras.
Auxilio também a administradora escolar e procuro respaldar o trabalho dos professores, primando pela qualidade pedagógica.





4.Convive com a Literatura, em encontros com autores, e também no contato com os livros. Como vê a Literatura no mundo hoje? Ela ainda exerce o mesmo fascínio sobre as pessoas? Na era do Twitter e outros espaços de mensagens curtas, como vê um romance longo? Tem fôlego para conquistar os leitores?
A literatura no mundo de hoje continua encantando... Os livros clássicos estão sendo relançados, novos autores, novas histórias... surgem diariamente e até os materiais (qualidade do livro e das ilustrações) são fantásticas. Uma diversidade para atender todo e qualquer público.
Acredito que o gosto pela leitura venha do hábito de ler e para tal aquisição a leitura e os livros devem ser apresentados às futuras gerações com entusiasmo e prazer. Aqui está uma das mais nobres missões dos educadores: Ser exemplos de leitores e também incentivar o gosto pela leitura a seus alunos.
Seja um texto curto ou longo para ser devorado pelos “pequenos e grandes” leitores, os mesmos precisam ser “picados” pelo bichinho da leitura. Quando a leitura faz sentido e é envolvente... pode ter muitas páginas e continuará a “prender” a atenção do leitor.
Como as pessoas são diferentes, há perfis diferenciados e sempre haverá espaços para histórias fascinantes independente de seu tamanho ou portador textual.

5.Tem na lembrança algum livro que a possa ter marcado na infância ou na adolescência de tal modo que possa ter influenciado a sua vida em algum aspecto?
Sim... Tenho lembranças de quando eu era bem pequena e ouvia a história “O Patinho Feio” e sempre me emocionava, chegando, muitas vezes, até a chorar. Acredito que essa história tenha marcado minha vida, pois hoje vejo esse lindo conto de Hans Christian Andersen como “esperança”. Esperança em “Finais Felizes”, esperança na “Diferença”, na “Inclusão” e no respeito à Diversidade.

Estátua em Copenhagem homenageando o cidadão do mundo, Hans Christian Andersen.
 A leitura de sua obra 'O Patinho Feio" na infância, influenciou o coração da educadora para os valores primordiais da vida

Outro livro que tenho recordação “Brinquedos e Brincadeiras para você fazer” – Editora Abril – 1976. Este livro é uma relíquia que está muito bem guardada e foi comprado pela minha mãe que sempre incentivou, tanto eu quanto meu irmã, a ler e a fazer nossos próprios brinquedos, fantoches, dedoches, etc. Hoje sou muito grata, pois desde pequena tive o prazer do contato com essa obra que acabou contribuindo para que eu me tornasse professora e também Contadora de Histórias.
Ah! Quando era adolescente meu pai me deu duas enciclopédias “Palmape” e “Conhecer”. E disse-me que se eu lesse tudo aquilo passaria em qualquer vestibular... Comecei a ler e não parei mais. Hoje amo ler e leio de tudo um pouco... com muito prazer, é claro!

RELÍQUIA DE UMA VIDA!
Obra presenteada na infância, que influenciou a educadora


6.Demonstra ter consciência da situação do professor. Podemos afirmar que a valorização do professor é uma dos pontos primordiais para se conhecer a intenção de um governo?
Com certeza, a forma como cada governo concebe a Educação irá impactar na qualidade de serviços dos mesmos e nas “entrelinhas” de sua plataforma governamental.
Contudo, a valorização do professor deve ser sim assegurada pelo governo, mas principalmente, o próprio professor necessita se autovalorizar, falando bem da sua profissão, exercendo-a com mestria, primando pela qualidade, zelando pelo respeito e pelo compromisso social que assume ao entrar numa sala de aula.
Acredito, e sei que estou sendo utópica, que somente quando toda a classe do professorado valorizar seu ofício, o respeito será recuperado. Para isso, a sociedade carece não só de professores, mas de EDUCADORES de corpo e alma comprometidos com o ato de educar e com sua função social.


7.Quando uma diretora assume num colégio, o primeiro gesto dela deveria ser conhecer a Sala de Leitura, a biblioteca escolar. Tem quem pense assim. E você?

Eu penso assim. Uma das prioridades da gestão do espaço escolar são as Salas de Leitura ou Biblioteca Escolar. Como diria Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Assim sendo, a biblioteca escolar constitui esse espaço de formação de leitores, estimulando a imaginação, despertando o hábito e o prazer pela leitura, contribuindo com uma sociedade mais letrada, mais crítica e criativa, que não só decodifique um texto, mas que possa ler esse texto em seu contexto, as linhas desse mesmo texto em suas entrelinhas...A literatura no mundo de hoje continua encantando... 
A leitura é a “porta de entrada” de toda e qualquer área do conhecimento. É preciso ler para compreender a geografia, a história, as ciências, a matemática... Sendo assim, é essencial zelar e garantir um espaço de qualidade para o maior tesouro de um cidadão – sua cultura.

Com pessoas queridas

8.A Poesia se faz ainda necessária no mundo ou a Sociedade pode sem ela viver?
Poesia é Arte e o ser humano precisa da Arte para humanizar-se. A poesia vem contribuir com nossos sonhos, nossas fantasias, nossos desejos, nossas esperanças. A poesia encanta e faz bem para o espírito.
Há espaço para diferentes estilos e autores... desde os clássicos como Olavo Bilac – o príncipe dos poetas, como sonetos, haicais, limeriques, entre outros.

Olavo Bilac, o Príncipe dos Poetas






9.Como vê em nossos dias a importância do contador de histórias?
Os contadores de histórias são essenciais. Escrevi em minha monografia que há três tipos de contadores de histórias. Os primeiros são os pais (fundamentais para a estimulação do hábito de ler); Os segundos são os professores (que deveriam ser como Sherazade em: “As mil e uma noites” que deixassem sempre um “gostinho de quero mais” em cada leitura ou contação e; Os terceiros são os Contadores de Histórias como profissionais à serviço da educação e da cultura, contribuindo com o universo fantástico e imaginativo de pessoas de todas as idades.
Esses três tipos de contadores são imprescindíveis na formação de uma sociedade leitora, crítica e criativa.

Sherazade: ... sempre um gostinho de "quero mais"...

10.Pergunta já manjada, mais ainda importante aqui: Acredita no fim da era do livro de papel?
Jamais. Os livros são preciosidades. O livro de papel encanta, fascina, comove, aproxima, acalenta... É um companheiro fiel que pode ir para todo lugar (não que os recursos tecnológicos não possam), mas os livros tem um “charme especial” e como há diferentes tipos de pessoas... Cada uma com suas idiossincrasias e preferências... Sempre haverá alguém que prefira um bom e velho livro para embalar os sonhos e alimentar a alma.
Às vezes, fico me perguntando: onde será armazenada toda essa informação digital? Será necessária a existência de um “pen-drive” gigante ou essas informações se perderão ao longo da existência? Acredito que os livros não se perderão nunca, pois sempre haverá um lugarzinho numa estante qualquer.

Em evento cultural, com amigos queridos

11.De que forma a Rede Social ou apenas a Internet pode contribuir com a Pedagogia no sentido de tornar a Educação mais atraente? Ou isso nem é necessário? Isto é: a Educação já é bastante atraente nas escolas...
A Educação é necessária, mas nem sempre o ensino é atraente. Infelizmente há práticas educativas que deixam marcas negativas. Quem nunca “travou” diante de uma “prova do livro”. A leitura deixa de ser prazer para ser instrumento coercitivo, o que para mim é um crime.
As redes sociais e a Internet oferecem um olhar mais dinâmico para a Educação, com informações mais reais e precisas, com estímulos visuais e sonoros, contudo assim como há materiais interessantes, há também outros não tão bons. Há informações equivocadas e nem sempre todos os sites são confiáveis.
O uso da Internet é inevitável, mas é preciso saber usar, com moderação, com pesquisa, com credibilidade e respeito aos direitos autorais.



12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual a sua PALAVRA FIANDEIRA?
Primeiramente gostaria de agradecer novamente ao autor Marciano Vasques que esteve em nossa escola em 2003, retornando dez anos depois e abrilhantando uma noite fria com seus saberes e experiências.
Adorei ter participado dessa entrevista, pois possibilitou a Reflexão sobre minha Ação educativa e isso é essencial ao professor reflexivo, tão almejado nos dias atuais. Sucesso à Palavra Fiandeira!
Gostaria de deixar uma frase de um educador que aprecio muito que é Celèstin Freinet: “Só o divertimento nos desabrocha e nos liberta”.
Faça o que te divirta! Aproveite bem seu dia, contribua com o corpo e com a alma. Brinque, seja feliz e LEIA MUUUUUUITO!

PALAVRA FIANDEIRA
PUBLICAÇÃO LITERÁRIA DIGITAL
PUBLICAÇÃO SEMANAL DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
ANO 4 —SÁBADO, 29 DE JUNHO 2013 
EDIÇÃO GIANI PERES
PALAVRA FIANDEIRA:
FUNDADA PELO ESCRITOR MARCIANO VASQUES






Um comentário:

  1. Adorei participar da Palavra Fiandeira... Parabéns pelo trabalho Marciano!
    Um grande abraço,
    Giani

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