EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

domingo, 11 de agosto de 2013

PALAVRA FIANDEIRA 128


Tudo começa na infância.








PALAVRA FIANDEIRA


ARTE, EDUCAÇÃO E LITERATURA

ANO 4 — EDIÇÃO 128

9 de agosto 2013


LUCAS ARANTES






1.Quem é Lucas Arantes?

—Se soubesse, já não estaria aqui. Mas um dia saberei e terei ido embora.

2.É um batalhador pelo Teatro Sem Censura. Mas o Teatro, a Literatura e as Artes, não podem ter censura, jamais. O teatro censurado, por exemplo, é uma anomalia, uma sinalização de tirania, sempre. No caso de certa música atual, com suas letras, o que precisamos é de investimento na educação, para que as pessoas possam escolher com autonomia. Mas fale de sua trajetória no Teatro e de seus sonhos.



—A censura hoje é vestida com outros aparatos. A censura impede que o sonho aconteça, silenciando-os com facilidade. Trocamos nossa liberdade como os índios aceitaram espelhos. Alteremos nosso desejo com muita facilidade. Espero que o Edifício London seja liberado e que o Brasil atual se envergonhe do gesto tão desonesto contra as letras desse país.


Foto de André Stéfane

Convite para o teatro

Estreia de A.B.I.S.M.O


3.Na Rede, tem um álbum intitulado “Série Máscaras”. Pode nos comentar algo sobre esse projeto?

—Alterar a identidade é alterar a sensação de conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo. O rosto nos familiariza com nós mesmos. Alterar a identidade fácil é alterar nossa ideia de reconhecimento, já que não nos reconhecemos.



4.Uma revista de Artes e Divulgação de Literatura, acabou. Foi-se a BRAVO! Aliás, tristemente o Washington Post é vendido para o fundador da Amazon. Como vê esse movimento? A publicação de papel apenas sofre um revés circunstancial ou algo mais profundo se avizinha?

—A Bravo! era a melhor revista de cultura do Brasil, mas o que o país precisa é de uma revista de arte, não de cultura.

Capa da extinta BRAVO!

5.Nesta semana esteve no SESC Pinheiros, em Sampa, realizando uma oficina de escrita. Pode expor aos leitores da FIANDEIRA algo sobre esse evento?

—É um encontro de provocação, fabricação de memórias e produção de novas narrativas.

6.Além de jornalista, artista, é um visível militante cultural, um pleno ativista cultural. Em suas andanças, prepara algum livro?

—Escrevo uma nova peça, tomo café e sonho na preparação de um novo livro de poemas.

7.Aprecia a Literatura Infantil? De um modo geral, como essa Literatura pode influenciar a infância e por qual motivo principal a justificaria como necessária?

—Como somos vários a vida inteira, a literatura infantil é uma parte desse vasto que precisa estar presente na infância, como um bússola.

8.Poderia nos traçar um comentário sobre seu livro EDIFÍCIO LONDON?

É uma obra de arte dramática que precisa ser atravessada para se falar sobre ela.


9.Artista multimídia com ampla performance no universo teatral e artístico, e com envolvimento de compromisso com a escrita. Como, de que forma, que acontecimentos, enfim, como chegou em você essa atuação de fazer arte. Foi na infância? Na Adolescência? Poderia nos contar como surgiram os primeiros sintomas?

—Tudo começa na infância.

10.Já participou de um evento em Ribeirão Preto, chamado Sarau Autoral. Explique, por gentileza, à FIANDEIRA, o que é exatamente esse sarau? Qual ou quais suas principais características?

—Sou um dos organizadores. É um encontro de escritores para lerem textos autorais inéditos. É sempre uma grande noite com novas e belas produções.

SARAU AUTORAL 

11.Conte também algo sobre os “Estúdios Kaiser de Cinema”. Kaiser é imperador, naturalmente, e também a Marca que deve patrocinar o evento, mas, o que acontece exatamente? Debates, filmes? Conte, por favor, aos nossos leitores.

—Os Estúdios Kaiser de Cinema tem tudo para se tornar um centro de referência em cultura e arte em Ribeirão Preto de todas as vertentes, não só a do cinema. E parece estar caminhando para isso. Como Espaço A Coisa, contribuímos muito para o movimento do local e ficamos felizes por poder colaborar com um projeto tão grande e importante para a cidade.


Estúdio Kaiser de Cinema

12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual a sua PALAVRA FIANDEIRA?

—Em tom de "mensagem final", me veio um trecho de uma peça minha, Suspensão, que deixo aqui: "Se pensarmos seriamente que a água criou o homem para melhor se locomover. Veja bem no que estou colocando para os senhor…"

Com amigos



Com Marília Valle

PALAVRA FIANDEIRA

Edição Lucas Arantes

ANO 4 —EDIÇÃO 128

PUBLICAÇÃO DIGITAL DE DIVULGAÇÃO CULTURAL

FUNDADA pelo escritor
Marciano Vasques


© Lucas Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário