EDITORIAL

PALAVRA FIANDEIRA é um espaço essencialmente democrático, de liberdade de expressão, onde transitam diversas linguagens e diversos olhares, múltiplos olhares, um plural de opiniões e de dizeres. Aqui a palavra é um pássaro sem fronteiras. Aqui busca-se a difusão da poesia, da literatura e da arte, e a exposição do pensamento contemporâneo em suas diversas manifestações.
Embora obviamente não concorde necessariamente com todas as opiniões emitidas em suas edições, PALAVRA FIANDEIRA afirma-se como um espaço na blogosfera onde a palavra é privilegiada.

sábado, 24 de agosto de 2013

PALAVRA FIANDEIRA 130


Gosto de ofertar sugestões.




PALAVRA FIANDEIRA

ARTES, EDUCAÇÃO E LITERATURA
PUBLICAÇÃO DIGITAL 
ANO 4 — 130
SÁBADO!
24/AGOSTO/2013

RENATA CARONE SBORGIA


1.Quem é Renata Carone Sborgia?
Simplesmente Renata.




2.Seu poema “A Primeira Vez” marcou a sua entrada no universo da Poesia, ou já havia escrito outros poemas?

Não foi o marco. Na verdade, o marco foi o incentivo dos amigos leitores. Sempre escrevi crônicas intimistas, subjetivistas curtas. Depois passei para os poemas. Devo à entrada no universo da Literatura à minha família e amigos com seus respectivos incentivos.


3.Tem livros na área de formação da docência, escreve artigos em jornais. Prepara alunos para concurso público, leciona na Rede Particular: uma vasta formação acadêmica. Qual o grande segredo pra encontrar tempo para tantos afazeres?

Não existe um segredo. Gosto de ofertar sugestões. Na infância, depois adolescência sempre estive ligada a várias atividades, assim uma adulta que continua com o mesmo ritmo: com várias atividades profissionais, conservando as linhas mestras de trabalho: Língua Portuguesa—consultora/assessora/educadora, revisora de português, colunista, pesquisadora USP... Sugestão: saiba gerir seu próprio tempo. Administre-o de forma que o que se propõe a fazer no dia seja o melhor. Estude muito e sempre também. Foque. Tenha objetivos com margens de possibilidades de concretizá-los. Exclua palavras de pessimismo e insira as expressões otimistas. Sigo sempre o meu lema: Deus, fé e foco.




4.Um de seus livros intitula-se: “Português sem Segredos”. É apaixonada pela Língua? Como poderia definir o amor de alguém pela sua Língua? Como tornar o ensino do Português atraente para as crianças e os jovens?

Sim! Uma paixão Pela Língua Portuguesa! A Gramática Português Sem Segredos, Madras Editora em coautoria—publicada há tempo e já atualizada e revisada conforme o Novo Acordo Ortográfico- 5ª edição, traduz este amor. As palavras são essenciais em minha vida. Assim, tenho um “caso de amor” há tempo. Na infância- obviamente já alfabetizada- li toda a Literatura infanto-juvenil. Continuei a ler...quanto mais você lê, as palavras vão se desnudando...e você vai se apaixonando! As palavras vão mostrando caminhos... A Língua Portuguesa para ser atraente precisa de vários fatores. Dentre eles: primeiro verificar quem será o responsável na “apresentação” do vernáculo. Farei a pergunta ao profissional da minha área:— Você gosta do Português para ensiná-lo?
Quem é responsável pelo ensino de qualquer Língua precisa ter dom : dom de ensinar também. Facilitar o ensino é fundamental. Mostrar e explicar com pertinência à importância de uma regra, sua conexão com fala e/ou escrita, e o uso prático são alguns caminhos, possibilidades e responsabilidade com aqueles que utilizam o Português.



5.É membro em vários locais ligados à sua área, como entidades literárias e educacionais. Qual a importância de se participar de um grupo ou de uma entidade cultural? Isso fortalece a convicção na carreira? Cria laços entre os escritores?

Sou inserida sim em vários grupos, comissões associações... membro imortal da Academia de Educação(ARE). A importância é aprender com demais membros e transmitir para a sociedade na prática ,de alguma forma, a aprendizagem. Com certeza, estar inserida nos locais da minha área é a prova do reconhecimento profissional que possuem comigo, bem como créditos ao meu trabalho. Criam laços sim , em especial, entre os seres humanos. Sou muito grata por estar inserida nesses locais e com profissionais que eu os estimo como amigos e em suas áreas de atuações.
Direitos Reservados ©


6.Tem livro pela Editora Madras. Pode nos contar quais as obras publicadas nessa editora?

Sim. A Madras foi o marco profissional com o primeiro livro A Gramática Português Sem Segredos e a aceitabilidade do público leitor com o livro. Depois foram lançados — e atualizados-: Português -Falar bem e c/sem problemas, Português s/cem dúvidas, ambos em coautoria. E o livro lançado na Bienal Internacional do Livro/SP/2012: Responsabilidade Acadêmica do Gestor Educacional-formulação de Proposta Pedagógica: ressalta os Direitos Humanos e a aprendizagem dos alunos com vistas ao atual mercado de trabalho. Sou muito grata à Editora que sempre acreditou em meu trabalho. Continuo com livros no prelo com a Madras. Agradeço também demais Editoras por onde tenho outros livros publicados.


7.Acredita que contemporaneamente, em nossas sociedades, em plena era tecnológica, ainda é a Poesia necessária?

Sim. A tecnologia faz parte do ser humano, em especial, neste momento de vida, porém a mesma não traz o principal alimento que o ser humano necessita: sonho, uma viagem interna com a nossa imaginação, o sentir e ser tocado de alguma forma como a poesia faz muito bem. A poesia e livros, de forma geral, tocam o que a tecnologia não consegue: a alma do leitor.



8.Cada vez mais cresce o número de leitores de longos romances. Como explica tal fato diante da predominância do texto curto, tipo Twitter?

O ser humano é midiático, rápido com o que precisa transmitir naquele momento, assim o Twitter possibilita esta vertente: transmite a mensagem instantaneamente, porém o ser humano não se reduz a isso. Pergunto: Por que crescem as publicações de livros impressos junto com estas mídias sociais? Porque o ser humano necessita desenvolver e ser tocado no seu baú de sentimentos. O ser humano precisa imaginar, criar o cenário que a leitura proporciona, precisa do desenvolvimento interno. O livro traz esse alimento.


9.Hoje, no sábado da sua FIANDEIRA, estarei num encontro com Mia Couto. Pode, por favor, nos comentar algo sobre algum autor contemporâneo em Língua Portuguesa que desperta a sua atenção?

Mia Couto é um dos meus escritores favoritos! Além de livros técnicos como a Língua Portuguesa.....estou ligada à Literatura: assim cada autor me desperta com seu gênero, marca de escrita de alguma forma. Escolher ou comentar sobre um autor seria o mesmo que dar preferência a um livro meu, esquecendo-me da importância dos demais!!!




10.Em dias de Tablets, podemos acreditar no fim da era do livro de papel, ou é ilusão pensar nisso?

Pergunto: quer sentir um gosto somente seu, quer dar voo à imaginação, que ser tocado por uma palavra, fase ou expressão, quer criar seu cenário???!!! Você pensaria no Tablet ou em um livro?!



10A.Tem uma página na Internet que é simpática, é o seu blog. No qual abre espaço para os amigos deixarem as suas produções, suas mensagens. É pessoa inserida num contexto de raridade. Acredita que a gentileza torna o mundo melhor, ou pelo menos aproxima as pessoas?

Acredito em demasia no ser humano e em valores nobres como a gentileza e a oportunidade de ajudar um amigo, seja escritor ou não. Sempre digo: se meu caminho foi trilhado da forma como está, com certeza, não posso nunca me esquecer dos meus ex-professores, ex-docentes, ex-amigos profissionais que fizeram parte da minha história. Brinco que no meu DNA tem o altruísmo. Gosto de abrir oportunidades e compartilhá-las, dentro das minhas possibilidades, nos locais que estou inserida. Não consigo imaginar: há um local onde posso abrir um espaço de publicação para um escritor??? Por que não ajudá-lo??? Deixo claro que o blog que menciona está dentro da Revide Virtual. Sou grata a equipe que me convidou há anos para trabalhar no impresso com uma coluna sobre a Língua Portuguesa e hoje como blogueira. Aqui está à prova que gentileza gera gentileza: a oportunidade do seu convite para esta entrevista!!! Estamos próximos!!!


11.É autora em segmentos diferentes, inclusive na poesia. Dentre todos os seus livros, se tivesse que comentar sobre um, qual deles escolheria?

Pergunto a uma mãe: qual filho você escolheria para comentar?!
Missão impossível!!! Trago aqui o que posso para a sua pergunta: tenho livros publicados na área da Língua Portuguesa, Gestão Educacional e Direitos Humanos, Tabagismo, Enxaqueca (ambos pesquisa USP/SP) e Literatura. O que sempre tive como meta : transformar a teoria em prática para ajudar o meu querido amigo leitor.


12.Deixe aqui a sua mensagem final. Qual a sua PALAVRA FIANDEIRA?

Agradeço a honra da entrevista!!!
Mensagem:
Deixo um trecho do meu livro “Entre trechos e trechos...palavras...sentimentos e afins, All Print Editora que será lançado com os demais livros nesta Bienal Internacional do livro no RJ/2013:… e a cada dia que levanto curvo-me frente a Deus. Agradeço-o. Renovo o meu contrato de vida.


A PALAVRA FIANDEIRA: Deus.


PALAVRA FIANDEIRA


Publicação digital de divulgação literária e cultural
Ano 4 — Edição 130

Edição 
RENATA CARONE SBORGIA

PALAVRA FIANDEIRA
Fundada pelo escritor
MARCIANO VASQUES






Nenhum comentário:

Postar um comentário